Costão do Santinho completa dez anos de RPPN
(fotos: divulgação)
 
O Costão do Santinho, empreendimento localizado no extremo norte de Florianópolis, completa em 2009 dez anos do título de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) – um instrumento turístico para que particulares cuidem de áreas naturais com a responsabilidade de manter a biodiversidade local.

O empreendimento conta ainda com certificação ISO 14001.

“O gradativo crescimento do ecoturismo estimulou a criação da Célula de Ecologia, pois alguns visitantes tinham como principal objetivo a apreciação de um ecossistema em seu estado natural conservado e o mais intacto possível”, diz Ciro Couto, Coordenador de Ecologia, Cultura e Ambiente do meio de hospedagem.

Números

. Em 2008 recebeu 90 mil visitantes, 30% ecoturistas;
. Está em uma área de 44 hectares de Mata Atlântica;
. Nos últimos dez anos, teve cerca de 20 mil alunos em programa de educação ambiental voltado para escolas.

No interior do empreendimento, também há
bons espaços para diversão
Dados sobre ecoturismo 
– De acordo com pesquisa da empresa francesa TNS Sofres, feita em abril do ano passado com 800 turistas europeus, 59% sabem definir o que é turismo responsável e 90% colocam os temas conservação da natureza como prioritários nas viagens. Já 87% dos entrevistados se interessam pelo turismo sustentável, um aumento de 15% em relação à pesquisa anterior, em 2007.


O empreendimento possui 44 hectares
de Mata Atlântica preservada

 
– Agir em favor da preservação ambiental exige um custo maior no preço final dos pacotes ou nas diárias dos hotéis. Porém, ainda segundo a pesquisa, dos 800 turistas entrevistados, 69% concordam em pagar até 30% mais para garantir o desenvolvimento da região e dos moradores, bem como e a preservação do meio ambiente.
(Aline Costa)