Vitor Rabelo - lobby Novo menu valoriza o uso de ingredientes frescos e sazonais

Após passar por reformas durante paralisação, a Fazenda Santa Vitória, anuncia mais uma novidade. A cozinha do local passa a ser comandada pelo chef Vitor Rabelo. Mineiro, o novo integrante é especialista em gastronomia brasileira e traz receitas tradicionais executadas com técnicas avançadas.

Valorizando o uso de ingredientes frescos e da estação, o cardápio passará por constantes mudanças. Alguns exemplos de receitas incluídas ao novo menu são Broinha de fubá de milho crioulo com ragu de galinha caipira e moeda de couve e o Prime Rib com saladinha de feijão, almeirão roxo e abóbora. “A minha união com a Fazenda tem como foco os ingredientes de produção própria e de produtores locais, refeições que acompanham o ciclo das estações, a sazonalidade e o clima. Aqui o requinte está na verdade e na simplicidade”, explica o chef.

O fornecimento de ingredientes como arrozes, cogumelos, queijos, geleias e embutidos fica por conta dos pequenos produtores. A lista é formada por mais de dez nomes, cada um com sua especialidade. Todas as receitas podem sofrer mudanças, de acordo com a disponibilidade de cada item ao longo do ano. Durante o mês de julho, Rabelo iniciou os testes junto à Mariza Santos, que está na cozinha do empreendimento há mais de três décadas. “A Mariza produz receitas excepcionais que fazem parte desse local, como o iogurte, a feijoada e os doces da Fazenda. Vamos realizar uma troca de conhecimentos com essa parceria”, ressalta.

O café da manhã segue a linha e tradição da fazenda, mas almoço e jantar, de quinta a domingo, terão sempre uma opção de couvert, uma de entrada, até quatro opções de prato principal e sobremesa, além da opção infantil. O hotel também está pronto para atender restrições alimentares e dietas, quando necessário. As refeições podem ser servidas na varanda da sede, às vezes no pátio da horta e também no rancho colado à cachoeira.

Vitor Rabelo: experiência

O mineiro começou a carreira na gastronomia ainda jovem, aos 16 anos. Especializou-se em cozinha brasileira e passou por restaurantes de Belo Horizonte e São Paulo. Foi congressista no ''Madrid Fusión'' em 2013, cujo tema foi a cozinha de Minas Gerais. Atualmente, é professor do curso de tecnologia em gastronomia do Senac – Campos do Jordão e nos cursos de graduação e pós graduação em cozinha brasileira. Coordena um projeto que recebe o nome de “Saberes da Mantiqueira”, cujo intuito principal é mapear e valorizar produtos e produtores da região da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. Com o conceito da cozinha brasileira, foi vencedor do Festival de Gastronomia da Montanha em 2014, dando uma visão especial para a Serra da Mantiqueira e seus produtos. Rabelo é maturador de queijos vivos e foi chef de cozinha no restaurante Moringa Mantiqueira.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Fazenda Santa Vitória