Cultura ‘plastic-free’ ganha espaço na hotelaria de luxo global

Corinthia Palace Hotel - plastic freeCorinthia Palace Hotel, em Malta, aboliu os canudos de plástico

Em um esforço para implementar práticas sustentáveis, vários hotéis de luxo estão adotando uma cultura "plastic-free" em todo o mundo. O alvo principal são os canudinhos usados nos bares e restaurantes de cada propriedade. Outras ações também serão realizadas, como a substituição do plástico nas embalagens dos amenities.

No caso dos hotéis europeus, a medida segue uma legislação recente da União Europeia. Os canudinhos de plástico são o principal alvo porque demoram mais de 200 anos para se degradarem. Vários restaurantes britânicos, por exemplo, anunciaram seu banimento, assim como Palácio de Buckingham e o Castelo de Windsor, que apoiam a iniciativa.

Ações plastic-free pelo mundo

Hotel cinco estrelas situado em Malta, o Corinthia Palace Hotel aboliu completamente os canudinhos de plástico. Anualmente, o empreendimento utilizava 40 mil unidades e, agora, vai substitui-los por outro modelo de papel.

O The Grove, na Inglaterra, tomou medida similar, assim como o Hilton Waikoloa Village, no Havaí (EUA). No empreendimento britânico, todas as bebidas servidas no restaurante e nos bares não usam embalagens de plástico. Dos copos aos palitos usados para mexer os drinques, tudo será trocado por materiais biodegradáveis, como palitos de bambu. O mesmo ocorre no resort americano, que tem números grandiosos. Anualmente, a propriedade recebe 1 milhão de hóspedes, que usavam impressionantes 800 mil canudos de plástico.

Já o Akaryn Hotel Group foi mais radical. A empresa tailandesa anunciou que banirá por completo qualquer tipo de plástico de seus empreendimentos até 2020. Com inauguração prevista para maio, o hotel Akyra Sukhumvit Bangkok lidera a iniciativa, e não usará nenhuma embalagem ou item de plástico nos quartos, restaurantes e até mesmo nas lojas localizadas em seu interior.

O grupo passará a utilizar o vidro em uma série de recipientes, como garrafa de água – haverá em cada andar um local para seu devido descarte. Obviamente, o vilão da vez (canudos de plástico) também está banido e os sacos de lixo serão trocados por materiais biodegradáveis. Já os amenities oferecidos pelos hotéis da rede estarão em recipientes de cerâmica.

(*) Crédito da capa: Hans/Pixabay

(*) Crédito da foto: Divulgação/Corinthia Hotels Limited

Comentários