Cultura ‘plastic-free’ ganha espaço na hotelaria de luxo global
Corinthia Palace Hotel, em Malta, aboliu os canudos de plástico
Em um esforço para implementar práticas sustentáveis, vários hotéis de luxo estão adotando uma cultura "plastic-free" em todo o mundo. O alvo principal são os canudinhos usados nos bares e restaurantes de cada propriedade. Outras ações também serão realizadas, como a substituição do plástico nas embalagens dos amenities.
No caso dos hotéis europeus, a medida segue uma legislação recente da União Europeia. Os canudinhos de plástico são o principal alvo porque demoram mais de 200 anos para se degradarem. Vários restaurantes britânicos, por exemplo, anunciaram seu banimento, assim como Palácio de Buckingham e o Castelo de Windsor, que apoiam a iniciativa.
Ações plastic-free pelo mundo
Hotel cinco estrelas situado em Malta, o Corinthia Palace Hotel aboliu completamente os canudinhos de plástico. Anualmente, o empreendimento utilizava 40 mil unidades e, agora, vai substitui-los por outro modelo de papel.
O The Grove, na Inglaterra, tomou medida similar, assim como o Hilton Waikoloa Village, no Havaí (EUA). No empreendimento britânico, todas as bebidas servidas no restaurante e nos bares não usam embalagens de plástico. Dos copos aos palitos usados para mexer os drinques, tudo será trocado por materiais biodegradáveis, como palitos de bambu. O mesmo ocorre no resort americano, que tem números grandiosos. Anualmente, a propriedade recebe 1 milhão de hóspedes, que usavam impressionantes 800 mil canudos de plástico.
Já o Akaryn Hotel Group foi mais radical. A empresa tailandesa anunciou que banirá por completo qualquer tipo de plástico de seus empreendimentos até 2020. Com inauguração prevista para maio, o hotel Akyra Sukhumvit Bangkok lidera a iniciativa, e não usará nenhuma embalagem ou item de plástico nos quartos, restaurantes e até mesmo nas lojas localizadas em seu interior.
O grupo passará a utilizar o vidro em uma série de recipientes, como garrafa de água – haverá em cada andar um local para seu devido descarte. Obviamente, o vilão da vez (canudos de plástico) também está banido e os sacos de lixo serão trocados por materiais biodegradáveis. Já os amenities oferecidos pelos hotéis da rede estarão em recipientes de cerâmica.
(*) Crédito da capa: Hans/Pixabay
(*) Crédito da foto: Divulgação/Corinthia Hotels Limited