Adonai Aires de Arruda Filho e Tatiana Fagundes 

Em prol do desenvolvimento turístico e do fortalecimento da união de empresários e entidades do setor, o Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau realizou recentemente, no Bourbon Convention Hotel, a primeira edição do Encontro “Juntos Por Curitiba”. O evento contou com a presença do corpo diretivo do CCVB; Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo e Oswaldo Dietrich, superintendente; representantes da ABAV-PR; ABIH-PR; ABEOC; ABRASEL-PR; ACP (Associação Comercial do Paraná); SEHA; SINDIABRABAR-PR; Paraná Turismo, além de mais de 70 empresários e profissionais ligados direta e indiretamente ao turismo da capital paranaense.

O “Juntos por Curitiba” acontece em momento decisivo para o setor. O prefeito Rafael Greca, que sancionou no final de 2017 a Lei Complementar que reduziu de 5% para 2% a alíquota tributária do Imposto Sobre Serviço (ISS), que incide sobre feiras e congressos realizados na capital paranaense, protocolou na Câmara Municipal de Curitiba uma proposição de alteração da redação do trecho que descreve os serviços contemplados com a redução do imposto. A sugestão é que o termo “eventos” seja substituído por “congêneres” de forma a englobar atividades importantes para a economia local como seminários, jornadas e encontros similares. Em apoio ao pedido de Greca, as principais entidades de turismo de Curitiba protocolaram um manifesto que solicita brevidade na votação. “A mudança na redação vai deixar o texto mais claro, mais objetivo e abranger categorias de eventos que precisam ser incentivadas”, comenta Adonai Aires de Arruda Filho, presidente do CCVB.

O Encontro acontece, também, logo após o Ministério do Turismo divulgar um Estudo de Demanda Turística Internacional, referente ao ano de 2017, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE). A pesquisa aconteceu em 25 locais do Brasil, entre aeroportos e fronteiras terrestres, e contou com mais de 35 mil turistas entrevistados. O Estudo revela que Curitiba é o quarto destino mais procurado do país para eventos e convenções, perdendo apenas para Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, e indica um aumento no gasto diário do turista de negócios no Brasil. Em 2016 o gasto per capita era de US$82,54 e em 2017 subiu para US$ 90,10.  “As viagens que geram as maiores receitas são as motivadas por negócios, eventos e convenções já que o gasto diário do turista de lazer é menor, US$ 62,45. Esses dados são de extrema importância para que haja uma conscientização geral da importância disso para Curitiba”, afirma Adonai. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro cobram ISS de 2 e 2,5%.  “A redução do imposto vai nos tornar muito mais competitivos e isso terá um grande impacto em nosso calendário de eventos. Somos a melhor cidade do Sul do Brasil e vamos levantar essa bandeira”, afirma Adonai.

Resultados positivos também foram identificados em um importante órgão internacional. No início deste mês, a International Congress and Convention Association (ICCA) divulgou a classificação mundial dos destinos que mais receberam eventos internacionais em 2017. Das cidades brasileiras, Curitiba voltou à lista dos dez mais procurados no segmento de eventos e negócios. “A cidade tinha saído da lista dos dez mais, em 2016, mas voltou ao ranking em 2017. Isso representa o potencial de Curitiba para alcançar posições ainda melhores”, conclui o executivo.

Durante o Encontro “Juntos por Curitiba”, Tatiana Turra, presidente do IMT, fez questão de enfatizar o apoio da prefeitura. “Estamos todos do mesmo lado. A questão do ISS foi um grande passo e novas medidas já estão sendo tomadas”, declarou. Suzi Almeida, gerente geral do Slaviero Full Jazz, Cristine Fabbris, consultora comercial do Expo Unimed Curitiba e Janete Floriano, gerente comercial do Expotrade Convention Center falaram sobre a importância da união e participação de todos na defesa das causas do turismo. Luciano Gonçalves, gerente executivo do Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau, convidado especial do evento, fechou a programação apresentando estratégias de sucesso adotadas na cidade gaúcha.

“Este evento teve o  objetivo de consolidar ainda mais a união das entidades de turismo, dos empresários e alinhar estratégias. Temos trabalhado em conjunto nos últimos anos, coisa que não acontecia antes. Estamos alcançando grandes conquistas e vamos ainda mais longe”, conclui Adonai.

O Encontro “Juntos por Curitiba” contou com apoio do Bourbon Curitiba Convention Hotel e da Up Grade Áudio Visual.

(*) Crédito da foto: divulgação/Kwk Imagens