Diego Correa 
Diego Corrêa 
(foto: arquivo pessoal)

Aumentar o valor do seu produto, por muitas vezes, parece ser uma tarefa difícil, no entanto, simples atitudes podem trazer um grande impacto na percepção de valor do seu cliente. Aqui estão sete ideias simples que podem mudar a maneira com que seus clientes enxergam o valor do seu produto. 

1 – Sorrisos na linha de frente encantam. A alma da hospitalidade está nas pessoas. Coloque as mais simpáticas na linha de frente do seu negócio. As primeiras impressões da experiência, geralmente se tornam um filtro de futuras percepções (e opiniões), e será ótimo para você que ela seja positiva. Se for necessário, contrate, treine, motive e ensine as pessoas a criar momentos inesquecíveis para os seus hóspedes. Algumas vezes, uma personalidade agradável é mais importante do que conhecimento técnico. 

2 – Cuide de cada etapa do seu serviço. Recepções calorosas e personalizadas são muito valorizadas pelos hóspedes, busque informações para entender as suas necessidades e em caso de dúvida, pergunte. Além disso, aborde e solucione questões não resolvidas, não deixe que seu cliente vá embora frustrado, e sempre termine com um convite para que ele retorne. 

3 – Venda o benefício, ao invés do produto. Sempre que compramos algo, compramos um resultado, o seu produto é um meio para atingir este resultado. Muitas vezes falamos sobre como o nosso produto é fantástico, mas esquecemos de personalizar a apresentação dos benefícios de acordo com a necessidade do cliente. Fazendo isto você conecta o seu produto aos valores de seu cliente. 

4 – Bons profissionais contratam bons profissionais. Bons profissionais contratam pessoas tão boas (ou até melhores) que eles. Eles querem estar ao redor um time excelente, enquanto que, profissionais medíocres tendem a contratar de modo que a sua posição atual não seja colocada em risco, e acredite, a espiral de descida não para por aí. 

5 – Crie experiências multissensoriais. A nossa mente gosta de experiências multissensoriais. Em outras palavras, nós gostamos de ver, tocar, ouvir, experimentar, e quanto mais sensorialmente rica for uma experiência, mais densa e memorável ela será. O seu ambiente proporciona isso? Seus canais de comunicação contém mídias de qualidade e informações suficientes para seus clientes poderem avaliar uma decisão de compra? Lembre-se. Se seus canais de terceiros apresentam seu hotel de forma mais consistente que você, não espere vender mais que eles. 

6 – Não tenha medo de experimentar. Praticamente qualquer produto ou serviço pode ser aprimorado. Você nunca saberá quanto mais você pode ganhar (ou deixar de perder) até tentar novas abordagens para coisas que sempre funcionaram, teoricamente, bem. Segundo o fundador da empresa Dropbox, a mediocridade é pior dos resultados, citando: “falhar em algo te permite seguir adiante, mas a mediocridade mantêm você preso e te impede de alcançar o seu potencial”. 

7 – Seja único, ofereça valor além de preço. Seja único, ofereça valor ao seu cliente. Você pode ter um bom produto, mas se não for único, diferente, você estará competindo na esfera da precificação, pois ele é um commodity. Quanto mais personalizado, especialmente para seu segmento alvo, menos você terá que competir por preço. É comum ouvirmos que o fator mais relevante na hora da compra é preço, mas isso não é, no geral, o que realmente importa. O que realmente queremos numa compra é o melhor negócio. Então observe questões como treinamento, suporte e a satisfação que o cliente terá ao consumir um produto de qualidade. Quanto mais valor e mais bem apresentado é o seu produto, menos você terá que competir por preço. 

Se você perguntar a maioria dos seus clientes o que eles querem, eles provavelmente vão dizer algo como “eu quero melhor e mais barato” e raramente vão dizer que querem ser surpreendidos, mas eles vão te amar se você fizer isso. Entregue mais que o esperado, surpreenda-os. 

* Diego Corrêa é coordenador de marketing da HSystem Tecnologia. Formado em Análise de Sistemas, especializou-se em mercados online e sistemas para internet. Atualmente estuda como a tecnologia e os novos canais de mídia social influenciam negócios, marketing, cultura e o ramo hoteleiro. 

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