DisneyEmpresa atua em quatro países: EUA, Japão, França e China

Um assunto provocou excitação no trade turístico de Brasília no início da semana. Publicada inicialmente no Correio Braziliense, notícia informava que a Disney pretendia instalar um parque temático na cidade. Menos de uma semana depois o entusiasmo se esvaiu. A gigante glocal de entretenimento emitiu nota oficial negando qualquer tipo de negociação.

De acordo com a reportagem original do Correio, o governo do Distrito Federal e um grupo de investidores estariam à frente do projeto. Além disso, um terreno de 800 hectares em Sobradinho, cidade-satélite de Brasília, já teria sido destinado para a construção. Bem, ao que tudo indica, tudo não passava de um sonho.

Mais ainda, o comunicado da Disney deixou o governo do Distrito Federal numa saia justa. Após a declaração, a gestão de Ibaneis Rocha veio a público dizer que o projeto poderia ser classificado como "incipiente". Algumas lacunas, contudo, apontam furos nesse plano. Apuração da Folha de S. Paulo informou que a assessoria do município de Sobradinho não sabia do terreno, muito menos sobre a chegada de um parque.
 
Ainda assim, Everardo Gueiros, secretário de Projetos Especiais do Distrito Federal, confirma o interesse do Distrito Federal em sediar "algum parque". A aposta, de acordo com o profissional, é uma das medidas do governo candango para impulsionar o turismo local.

Disney: investimentos

Na nota oficial emitida sobre o assunto, a multinacional americana, apesar de desmentir o governo do Distrito Federal, reconheceu que vê o Brasil como um “mercado atrativo". Se ainda não tem planos de investir no país, a empresa não poupa recursos nos parques que já opera. 

Atrações são lançamentos obrigatórios quase todos os anos nos parques da empresa, na Flórida. A montanha-russa batizada de Slinky Dog Dash foi a aposta no ano passado. Para este ano, a novidade é a inauguração do Star Wars: Galaxy’s Edge. Lançado há dois anos, o resort temático que homenageia o mundo criado por George Lucas.

(*) Crédito da foto: Travis Gergen/Unsplash