ParaíbaA capital paraíbana é o centro da região com mais hotéis no estado

Dados levantados periodicamente pela PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) mostram o desempenho da hotelaria paraibana. Na última análise, relativa ao mês de março, o relatório notou média de ocupação de 65,15%. O indicativo é 4,31 pontos percentuais superior ao verificado em período idêntico no ano passado.

Na análise do primeiro trimestre, a ocupação média chega a 71,71%. 

Em números absolutos, os principais meios de hospedagens (hotéis, pousadas e hostels) da região registraram total de 152,2 mil hóspedes no período. Nesse recorte, os resultado é 1,58% superior ao mesmo período de 2017. 

Capital da Paraíba em destaque

A capital da Paraíba concentra a maior parte das visitas. João Pessoa recebeu mais de 103 mil turistas no terceiro mês do ano. O indicativo é 4,22% superior ao verificado no mesmo período ano passado.

Somando os três primeiros meses do ano, o destino Paraíba recebeu 351.598 hóspedes, aumento de 3,70% sobre o trimestre de 2017.

Ruth Avelino, presidente da PBTur, pondera a situação atual do mercado hoteleiro do estado. "O importante é que a rede hoteleira esteja trabalhando, recebendo hóspedes e movimentando a economia de nossas cidades turísticas", aponta. "Trabalhamos no sentido de manter a média de turistas que visitam o destino e até aumentar na baixa temporada", completa.

No balanço do primeiro bimestre a pesquisa já havia notado crescimento. Nos dois primeiros meses, a média da cidade bateu os 75%.

Oringem do fluxo turístico

Os principais estados emissores de turistas para a Paraíba foram, pelo ordem de incidência: São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Distrito Federal. 

O Fluxo estrangeiro registrou no acumulado de janeiro a março, um aumento de 94,63% frente ao mesmo período de 2017. Os principais países emissores foram: Argentina (60,65%), Estados Unidos (7,38%), Portugal (4,55%), Chile (4,40%) e Alemanha (3,80%).

(*) Crédito da foto: Biron/Pixabay