Nomeado Ano Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável, numa resolução da OMT (Organização Mundial do Turismo) – entidade ligada à ONU -, 2017 deve render muitas iniciativas de preservação e cuidado com o meio ambiente. Surfando na onda desse ensejo, o DZT (Centro de Turismo Alemão) agiu no sentido de ratificar o país germânico como destino turístico exemplar no que diz respeito a instalações e serviços turísticos sustentáveis. A organização lançou um microsite, dentro de seu portal, com uma mapa turístico orientado pela diretriz das ações sustentáveis.

A ferramenta está disponível em 17 idiomas, inclusive em português é pode ser acessada na opção “Viagens Sustentáveis na Alemanha” dentro de seu site oficial (https://www.germany.travel/pt/ms/viagem-sustentavel/sustentabilidade.html).

Petra Hedorfer, CEO mundial do DZT, elucida a ideia: "Em um contexto de aumento do fluxo turístico, as alterações climáticas e a crescente demanda dos consumidores de produtos sustentáveis são essenciais para a sustentabilidade do destino na competição internacional". De acordo com a dirigente, a sustentabilidade é um aspecto essencial na divulgação da marca Destino Alemanha. 

Dentro do portal estão informações e orientações sobre viagens ecofriendly de trem ou ônibus, hospedagem, culinária, tradição e costumes, Patrimônios da Unesco, slow travel e paisagens naturais, cidades verdes, welness, viagens sem barreiras e green meetings. Tudo acessível a partir de um mapa interativo em que o usuário tem acesso, inclusive, a estabelecimentos que possuem certificados sustentáveis – desde simples eco campings a hotéis de luxo. 

A intenção é que com as informações reunidas o usuário consiga planejar sua viagem com muito mais facilidade, de forma sustentável e com acesso ao conteúdo durante o passeio por meio da versão móbile do microsite. 

Serviço
germany.travel