"É muito prazeroso formar pessoas para trabalharem em hotéis", diz André Helfer

Helfer atua há 19 anos na hotelaria

André Helfer é o gerente geral do Ibis Styles Porto Alegre, empreendimento gerido pela Atrio Hotel Management em modelo de franquia. Neste ano, o executivo completa 19 de carreira, tendo começado coincidentemente também quando tinha 19 anos. Natural de Porto Alegre, Helfer tem formação como Tecnólogo em Processos Gerenciais e iniciou sua trajetória como mensageiro na Rede Master, onde trabalhou por quatro anos, atuando como auxiliar e recepcionista.

O gerente conta que quando percebeu que a rede estava ficando pequena para aquilo que ambicionava, decidiu buscar uma nova oportunidade. "Ajudei a tocar um negócio da família, mas vi que não era o que desejava e quis rapidamente voltar para a hotelaria", lembra.

Em 2004 ele foi contratado para trabalhar na área da recepção do Hotel ibis Porto Alegre Aeroporto, na área de Front. "Novamente tive a oportunidade de me desenvolver como profissional, fui trabalhar na área administrativa do hotel, aprendi muito nessa época. O fato de não estar diretamente com a responsabilidade nas mãos, me possibilitou apenas observar. Foi aí que percebi que era essa profissão que desejava para a minha vida", revela.

Na sequência, Helfer entrou no programa interno de trainee da Atrio. "Fui subindo degraus aos poucos, ganhando responsabilidades e oportunidades. Passei por cinco hotéis, incluindo este aqui. Trabalhei em Canoas e Caxias do Sul, onde foi a minha primeira gerência", explica.

Na função de gerente geral há quase seis anos, o profissional diz que sua expertise é no pólo econômico. "Quando a marca ibis estava começando no Brasil, havia pouco mais de 20 unidades. Hoje são quase 200, não sei o número ao certo. Mas posso dizer que lá no início, participamos da formação, criação e evolução da marca, no mercado brasileiro", diz.

Quando chegou no ibis, Helfer percebeu que era uma hotelaria totalmente diferente. "Como vim de uma hotelaria tradicional, o ibis quebrava muitos paradigmas. Em 2004 era um produto que mostrava que daria muito certo. Aceitação dos mercados, as tarifas realmente econômicas, hoje não podemos dizer que seja tanto. As tarifas estão mais equiparadas, mas na época que eu entrei o choque no preço da diária era o grande atrativo do Ibis. Além de saber que você comprava por aquele valor um produto que te entregava um ambiente realmente revisado, limpo, com bom chuveiro, boa cama, TV a cabo, enfim… O básico para proporcionar uma boa hospedagem", completa.

André Helfer: formar pessoas

Helfer enfatiza que está muito feliz profissionalmente. É o que realmente gosto muito de fazer, formar pessoas para essas oportunidades que estão brotando no mercado, sabemos que a hotelaria no Brasil é um mercado ainda a se explorar, tanto no polo econômico quanto midscale, upscale, sabemos que ainda tem bastante coisa pra fazer. Dentro da própria Atrio, na AccorHotels. Sabemos que há um plano de expansão muito grande, isso nos traz a tranquilidade de saber que estamos formando pessoas, que terão aonde serem colocadas", explica.

E para o futuro? "Costumo não planejar muito. Acredito que planejei meu futuro até a gerência geral, de lá pra cá, gerenciei hotéis do interior, hoje estou na Capital, creio que surgiram oportunidades de mudar de marca. Ter uma oportunidade no midscale acredito que será bastante desafiador. É uma forma de continuar buscando esse crescimento pessoal, vai ser muito bom se isso acontecer. Tenho planos de fazer algo novo e totalmente fora da área de hotelaria, um desejo pessoal. Foi lá na juventude, uma coisa que tive vontade de fazer e não me via, que era lecionar, eu quero lecionar história. Por isso vou fazer um mestrado em História, então provavelmente no ano que vem, em paralelo a hotelaria. Acho que vai me var uma oxigenada como pessoa. É fácil trazer a função junto com hotelaria, porque serão em horários que eventualmente eu não estou no hotel. Muitos colegas lecionam ou na área de turismo de hotelaria ou lecionam em outras disciplinas", finaliza.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News

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