Manuel Linhares - ConotelLinhares recebeu o título de cidadão de Fortaleza durante a abertura

Começou hoje (16) à tarde a edição número 60 do Conotel (Congresso Nacional de Hotéis), em Fortaleza. O evento desse ano dá início a uma nova fase do encontro, que agora passa a ser itinerante. Outra novidade também chama atenção: pela primeira vez o congresso acontece simultaneamente a Equipotel Regional. A oportunidade é dupla e inédita para o público estimado de 4 mil profissionais da hotelaria das cinco regiões brasileiras. O Conotel se encerra na sexta-feira (18).

A previsão deve se confirmar. O maior indício disso é a participação quase total dos presidentes estaduais de ABIHs. "Percorremos todo o Brasil, convidando hoteleiros a estarem conosco. Hoje, sinto-me muito satisfeito em ver que nosso convite foi atendido", discursou Manuel Linhares, presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), durante a abertura do encontro.

O dirigente fez seu discurso frente a um salão repleto, que tinha nos cearenses a principal presença. "Quero que todos se sintam acolhidos na suíte presidencial de nosso afeto", brincou Linhares.

O presidente da ABIH Nacional ainda fez algumas considerações referentes ao momento econômico vivido pelo Brasil. Segundo ele, a oscilação monetária do país afetou os negócios no turismo. Entretanto, a maré turbulenta parece estar passando. "O turismo é o primeiro setor a sentir a crise, mas também é quem sai dela antes", acredita.

De acordo com Linhares, é preciso enfrentar os maus momentos como oportunidades e fazer da retomada econômica um momento de vitórias.

Conotel: ‘Sou cabra da peste’

Cearense do interior do estado, Linhares foi reconhecido como cidadão de Fortaleza, título dado pela Câmara Municipal local. O ato foi um dos capítulos do evento de hoje. Depois da nomeação, o executivo rememorou sua trajetória e decretou: "Sou cabra da peste".

A utilização do jargão popular serviu para finalizar um texto recheado de palavras de entusiasmo aos companheiros de segmento. "Olhando para esta plateia hoje posso dizer que aqui está o Brasil. Um Brasil altaneiro, dos que trabalham para o progresso", finaliza.

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hôtelier News