Christian Tänzler, do Visit Berlim, que está de passagem pelo Brasil
(foto: Filip Calixto)

Regressando a parte Sul da América, a dobradinha Berlim e Viena – capitais de Alemanha e Áustria, respectivamente – trouxe suas autarquias turísticas para mostrar as atrações de cada cidade ao público brasileiro. Imbuídos dessa intenção, representantes dos dois destinos organizaram hoje (16), em São Paulo, um almoço para apresentar os atrativos disponíveis a veículos de imprensa nacional. A ação focada no público nacional ocorre pelo sexto ano consecutivo e busca aumentar a visibilidade desses locais e aumentar a presença de turistas oriundos do Brasil.

Aproveitando suas semelhanças, as duas capitais decidiram unir esforços na empreitada para serem mais vendidas. Christian Tänzler, do Visit Berlim, e Florian Wiesinger, do Turismo de Viena, falaram durante cerca de uma hora e destacaram os principais pontos de cada lugar. Elementos como rede hoteleira local, pontos turísticos, gastronomia disponível e peculiaridades sobre cada local foram apresentados.

Mas nas bagagem dos executivos não vieram apenas boas intenções. Os números relacionados do turismo e especificamente dos brasileiros reforçam a investida. De acordo com Tänzler, em 2015, a capital alemã alcançou recorde no número de visitantes. Foram 30 milhões de pernoites de viajantes internacionais registrados, o que representa crescimento superior a 5% na comparação com o ano anterior. Segundo o alemão, tal resultado era esperado apenas para a temporada 2020.

Nesse cenário de resultados, o turismo brasileiro tem também sua contribuição. Conforme índices divulgados pelo Visit Berlim, o Brasil está hoje entre as principais nações emissoras de visitantes para a cidade. A capital germânica recebeu 78 mil turistas brasileiros, revelando alta de 8% na comparação com 2014. 

A cidade austríaca ainda não tem indicativos tão expressivos como a parceira de iniciativa. Segundo Wiesinger, Viena anotou 14,3 milhões de pernoites no ano passado. Isso significa 5,9% a mais que uma temporada antes. O destino também batalha para levantar o total de turistas enviados pelo Brasil.

Serviço
www.visitberlin.de
www.austria.info