Teté BezerraTeté tomou posse do cargo ontem (8)

Anunciada na semana passada como nova presidente do Embratur, Teté Bezerra tomou posse do cargo ontem (8). Em seu primeiro discurso, a nova gestora salientou o que deve ser a tônica de sua administração: a necessidade de reformas no setor. 

Teté ainda destacou os avanços já realizados para ampliar a participação do Brasil no cenário internacional de viagens. A presidente citou a implantação dos vistos eletrônicos e a aprovação, no Senado Federal, do projeto de céus abertos, como exemplos de vitória. 

Falando sobre desafios, porém, a dirigente disse que sua maior missão será sensibilizar os parlamentares sobre a importância de aprovar o PL 2724, em tramitação no Congresso Nacional. O texto trata da transformação da Embratur em agência de promoção.

"Queremos uma agência forte, que seja capaz de competir com os grandes receptores internacionais de turistas. Não dá para continuarmos investindo 17 milhões de dólares em promoção internacional, enquanto nossos concorrentes investem mais de R$ 50 e R$ 100 milhões", enfatiza Teté. "Queremos uma agência robusta, que seja capaz de realizar parcerias e promover o Brasil no exterior, através de ações de promoção, eventos e feiras", completa. 

Teté Bezerra destaca outras iniciativas

A presidente do Embratur aproveitou ainda para citar outras medidas que estão apensadas no mesmo PL. São elas: abertura total ao capital estrangeiro das empresas aéreas nacionais e a modernização da Lei Geral do Turismo. 

A gestora lembrou também da isenção temporária de impostos de importação de parques temáticos. Para ela esse é um segmento que pode ser um importante aliado à internacionalização do turismo do país.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur/divulgação