A ABR (Associação Brasileira de Resorts) e o Skal-SP realizam, em 1º de junho, a primeira edição do evento Turismo Digital com o tema Economias Colaborativas: A Nova Era do Viajante. O evento acontece no Tivoli Mofarrej, em São Paulo, tem inscrições gratuitas e vagas limitadas.

De acordo com os realizadores, a escolha do tema foi feita em consequência da necessidade de trazer assuntos que estejam afetando comportamentos e simbolizando tendências de mercado. Dessa maneira a ideia foi entender um pouco melhor as plataformas de economias colaborativas que já mudaram radicalmente o comportamento e o planejamento de viajantes do mundo todo. "Diante deste cenário, surge a necessidade de diálogos em busca dos melhores caminhos para a regulamentação e a tributação das plataformas, resultando em uma concorrência leal com o empresariado", comenta a nota dos organizadores. 
 
O encontro é dividido em cinco painéis temáticos. Muitos convidados, que terão palavra na data, já estão confirmados. 

A programação prevê que Trícia Neves, fundadora e sócia-diretora da Mapie Consultoria, abra o evento com uma palestra sobre os hábitos de consumo das novas gerações. O primeiro painel aborda as economias colaborativas e o corporativo, com mediação de Ana Luiza Masagão, diretora de Marketing e Vendas do Royal Palm Hotéis & Resorts, e participação de Patricia Thomas, diretora da Academia de Viagens, Manuel Gama, presidente do Fohb, e Marcel Frigeira, gestor de Viagens da IBM. No painel dedicado às economias colaborativas e o lazer, Aristides de la Plata Cury, presidente do Skal-SP, media a conversa entre João Carlos Pollak, diretor Financeiro da ABR e gerente geral do Sofitel Guarujá Jequitimar, e Magda Nassar, presidente da Braztoa.
 
No terceiro painel, Silvio Genesini, da Lide Tecnologia, conduz a conversa sobre os desafios do empresariado diante das tecnologias, com a participação de Eduardo Colturato, diretor de Turismo e Eventos do SPTuris e secretário executivo do Comtur, Caio Calfat, vice-presidente de Assuntos Turísticos Imobiliários do Secovi-, e Edson Pavão, secretário de Turismo de São Sebastião. Na sequência, Luigi Rotunno, presidente da ABR, conta com o deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), Daniela Bertollini, gerente de Aéreo da Expedia, e Marcelo Bicudo, sócio-fundador da AllPoints, para falar da atuação das plataformas colaborativas no Brasil.
 
Por fim, o presidente da ABR também intermedia o tema seguinte sobre as ações do poder público em defesa do empresariado na regulamentação das economias compartilhadas, com presenças confirmadas de Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, e Dilson Jatahy Fonseca Jr., presidente da ABIH Nacional. 

Mais participantes serão anunciados em breve. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site: abr-resortsbrasil.com.br/turismo-digital/

* Imagem de capa: divulgação/ABR