Consumo de energia - alta em outubroConsumo de energia no país subiu 3% no período, informou a CCEE

O consumo de energia no Brasil aumentou 3% em outubro frente igual período de 2019. O desempenho é mais um sinal de que, lentamente, a economia dá sinal de retomada, já que a alta no indicador sinaliza mais atividade. A informação foi divulgada ontem (7) CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

Outra boa notícia relacionada ao setor energético ocorreu no final de outubro. Na ocasião, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou redução de tarifa de duas distribuidoras paulistas: EDP Distribuição São Paulo e CPFL Piratininga

Consumo de energia: mais dados

O consumo no sistema interligado do país foi de quase 65 gigawatts (GW) médios no mês. Em igual período de 2018, o indicador totalizou 63,1 GW em outubro de 2018, de acordo com relatório da CCEE.

No ambiente regulado, em que os consumidores são atendidos por distribuidoras, o índice apresentou alta de 2,6%. Já no mercado livre, no qual empresas negociam diretamente com geradoras e comercializadoras, o crescimento foi de 4%.

Na divisão por segmentos da indústria com atuação no mercado livre, o setor de saneamento foi o que apresentou maior alta no consumo, com avanço de 20,2%. Transporte (+19,8%) e comércio (+17,7%) vieram a seguir.

A geração de energia elétrica em outubro, por sua vez, aumentou 2,8% no ano a ano, atingindo cerca de 67,34 GW, acrescentou a CCEE.

(*) Crédito da foto: Ueslei Marcelino/Reuters