Consultoria inclinada a análises do setor hoteleiro, a Tourqual Review fez uma fotografia da reputação online no mercado de hospitalidade numa das principais praças brasileiras: São Paulo. Para desenvolver o levantamento, a empresa reuniu dados disponibilizados pelo TripAdvisor e mensurou os tipos de comentários feitos por hóspedes dentro da plataforma. Os números correspondem a todos os comentários direcionados à categoria hotéis na capital paulista dentro do TripAdvisor desde que o site começou a funcionar até o último dia 16 de janeiro. 

A ideia foi salientar como cada vez mais consumidores potenciais têm sido influenciados por comentários online sobre hotéis no processo de decisão de sua compra/reserva. Dessa maneira, estar bem posicionado nos sites de comentários, gerenciar o que é dito de negativo e positivo a seu respeito e gerir a qualidade dos serviços permanentemente dentro do hotel torna-se processo fundamental para qualquer empreendedor do ramo. 

Foram cem mil comentários analisados e os hotéis mais citados foram as unidades ibis, da rede Accor. Em linhas gerais, os principais indicadores comentados foram relativos ao quarto (cama e banheiro), alimentos e bebidas (café da manhã e restaurante), localização, atendimento, ambiente e preço.

Na média geral, os meios de hospedagem da cidade obtiveram nota de 39,91 (máximo de 50), fazendo do destino um dos melhores neste quesito de avaliação. No tocante à nota quantitativa que o hóspede dá ao hotel, a Tourqual verificou que 6,3% dos hóspedes de São Paulo saem insatisfeitos com o serviço (notas dez e 20), principalmente por problemas no quarto, atendimento/serviço, café da manhã, cama e internet.

A lista com os cinco meios de hospedagem mais bem avaliados conta com InterContinental São Paulo, Hotel Unique, Hotel Fasano São Paulo, Grand Hyatt e L'Hotel Porto Bay. Na análise de qualidade, os que chamam os empreendimentos de "bons"são a maioria.

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* Foto de capa: Filip Calixto