Mostra reúne 40 obras; 30 delas assinadas por japoneses e dez por brasileiros
(fotos: Filip Calixto)

Comemorando 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão, o Tivoli São Paulo Mofarrej e o Atelier de Arte Yutaka Toyota lançaram ontem (27) a exposição Admirável Mundo Novo, Admirável Mundo Velho Ukiyo-e. A mostra fica sediada no lobby do hotel, é aberta oficialmente hoje (28) e fica disponível até o dia 18 de novembro.

A atração apresenta 40 obras de dez artistas brasileiros e nipo-brasileiros e 30 confecicionadas por artistas japoneses. A realização fica por conta da Fundação Adachi Hanga e a produção é de Adriana Rede. Quase todas as peças expostas são xilogravuras contemporâneas que utilizam as técnicas Ukiyo-e e Adachi.

"É uma ação que faz parte de um conjunto de iniciativas recorrentes da rede Tivoli", assegura Cristian Bernardi, diretor de Marketing do Tivoli Brasil. Na declaração ele faz menção ao projeto Tivoli com Arte, que visa trazer arte para dentro dos espaços do hotel e para a vida de seus hóspedes e clientes. Essa iniciativa, inclusive, já planeja trazer novas atrações para dentro do empreendimento na próxima temporada.

De acordo com Bernardi, os eventos de cunho cultural, como é o caso da mostra, são realizados pela ocasião, unindo algum tema atual com a oportunidade de firmar alguma parceria com entidades envolvidas no segmento das artes.

A exposição é composta por três partes. “A primeira é um conjunto de gravuras do Período Edo, antigo nome de Tóquio, criadas entre 1603 e 1867. A segunda é um panorama da arte com dez gravuras de dez artistas brasileiros impressas segundo a metodologia clássica. Já a terceira parte é um panorama da atual arte japonesa, atenta ao circunstancial e, ao mesmo tempo, impregnada da sua tradição filosófica”, explica o curador Jacob Klintowitz.

O fato de trazer à tona a cultura japonesa também é interessante para os clientes do meio de hospedagem paulistano. Segundo o diretor de Marketing da rede, clientes ligados ao Japão estão entre os cinco principais públicos a utilizarem o serviço Tivoli em São Paulo.

Serviço
www.tivolihotels.com


Yataka Toyota, um dos expositores e Renaud Pfeifer, gerente geral do meio de hospedagem


 Cristian Bernardi, diretor de Marketing do Tivoli Brasil, e Jacob Klintowitz, curador da exposição