De Florianópolis, Santa Catarina*

encatho- palestraSchmidt apresentou as linhas de fundo de investimentos do banco

Dando sequência na programação de palestras da Encatho, aberta ontem (13), Richard Cunha Schmidt, analista de produtos do BRDE (Banco Regional de Investimentos do Extremo Sul), comanda a palestra BRDE – Linhas de crédito para o setor hoteleiro, na Sala Joaquina do CentroSul, em Florianópolis. Voltado principalmente ao financiamento de projetos do setor turístico, o palestrante apresentou quais os principais fundings utilizados pelo banco e os pré-requisitos mínimos para dar início a uma solicitação de investimento.

"Os projetos de turismo são prioritários dentro do BRDE. Fazemos todos os esforços possíveis financiar demandas do setor", inicia Schmit. O banco oferece serviços como assessoria financeira e apoio técnico, financiamento de meios de hospedagens, agências, centros de eventos, marinas, locadora de carros entre outros. Ampliações, modernizações e reformas são exemplos de projetos que podem contar com o apoio financeiro do BRDE, que conta com diferentes fundos de financiamento.

O FUNGETUR (Fundo Geral de Turismo), FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a ADF (Agência Francesa de Investimentos) são alguns exemplos de fundings utilizados pelo banco. "Realizamos a análise de crédito e os riscos que aquela empresa ou projeto apresenta. Dependendo do valor e tipo de negócio as carências, prazos e taxas sobem ou diminuem", explica.

Para ter acesso aos recursos, o projeto precisa estar cotado acima dos R$ 800 mil. O banco realiza um balanço, visita a empresa e analisa os riscos daquele empreendimento. Para negócios abaixo deste valor, o BRDE criou parcerias com cooperativas de crédito que fazem as partes de análise, avaliação de risco de operação e repasse, sem nenhum custo adicional ou até mesmo mais barato. "Essas coopativas nos ajudam a ter mais capilaridade e a atender todas as demandas", diz Shcmit.

Encatho: pré-requisitos

Entretando, para requisitar um financiamento, a empresa precisa atender a alguns pré-requisitos mínimos específicos como: plano de negócios com todas as informações sobre o projeto e a companhia, estar em dia com as obrigações tributárias, atender às exigências da legislação ambiental, estar em dia com o Serasa  e Tribunal de Justiça, apresentar capacidade de pagamento, balaço e quanto aquele projeto vai incrementar no faturamento, viabilidade de mercado e garantias de risco de operação. "Em casos de hotéis, geralmente o próprio empreendimento já é uma garantia e não têm grandes dificuldades em conseguir financiamento, diferente de outros tipos de produtos e serviços", explica o analista.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Florianópolis a convite da Encatho

(**) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News