EncathoPalestra encerrou as atividades do dia

Richard Schmidt, analista de projetos do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) participou do último painel do dia no Encatho & Exprotel. O executivo falou sobre os tipos de financiamento que a organização oferece para o turismo e expôs alguns "cases" e resultados de investimentos.

O palestrante esclareceu que, desde o ano passado, o banco foi credenciado pelo MTur (Ministério do Turismo) para operar empréstimos privados pelo Fungetur (Fundo Geral de Turismo). Dessa maneira, a instituição pode financiar projetos de implantação, ampliação, modernização ou a reforma de empreendimentos turísticos como hotéis, agências de viagens e parques temáticos.

"Atualmente são mais de 30 mil clientes ativos em 90% das cidades da região Sul", comenta. Pequenas e médias empresas, assim como agricultores são os que mais utilizam o fundo e seus serviços de assessoria e apoio técnico.

De acordo com Schmidt, o BRDE passa a ser um facilitador para a hotelaria da região, que pode crescer e desenvolver-se contando com o apoio governamental.

Encatho indica quem pode pedir financiamento

Explorando os detalhes de financiamento possíveis, o executivo elencou alguns requisitos necessários para estabelecimentos que querem contar com o crédito público.

"É preciso ter em mãos: plano de negócios, obrigações tributárias em dia, capacidade de pagamento (é o mais importante), e garantias", informa. O executivo acrescentou que projetos de cunho sustentável tem facilidade na taxação de juros.

Hotéis corporativos, de lazer, parques temáticos e pontos turísticos são os principais beneficiados dentro do turismo.

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News