De Florianópolis, Santa Catarina*
 

 
As possibilidades de aumentar a lucratividade dos hotéis e dos restaurantes e os caminhos para alcançar resultados favoráveis estiveram no centro da discussão do painel Venda mais com ações na Web, realizado durante a 26ª edição do Encatho – Encontro Catarinense de Hoteleiros, que ocorre no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis (SC).
 
O debate teve a participação de Alcir Toigo, representante da Desbravador Software Ltda, Thomas Hartmann, gerente de Marketing da GJP Hotéis & Resorts, Claudinei Ernst, proprietário da empresa Ilha dos Sabores, com mediação de Bianca Antonini, consultora e assessora de Alimentos e Bebidas da ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Santa Catarina).
 
A tônica do debate foi a interação que os hotéis podem ter com hóspedes se investirem nos canais de internet certos. “Não existe propaganda melhor que aquela feita pelas pessoas e a internet é o espaço onde isto acontece. Investir no relacionamento com os clientes pela rede gera venda e, consequentemente, faturamento.
Os empreendimentos que percebem isto geram excelentes resultados”, conta Hartmann.
 
Segundo o executivo, as grandes iniciativas que a rede vem fazendo junto a hóspedes e potenciais clientes são nas redes sociais e isto tem trazido resultado satisfatório para a empresa. “Descobrindo novas formas de conquistar e cativar clientes na internet. Este espaço é uma vidraça, tudo é transparente e a ação que fizermos com um cliente pode refletir na adesão de outros aumentando o público do hotel”, complementa.
 
Para Alcir Toigo, a internet é uma segunda empresa e tem que ser tratada como uma segunda unidade de negócio, tão importante quanto a unidade física do meio de hospedagem. “A internet tem que ser parte da gestão da empresa e é isso que a hotelaria brasileira tem que compreender”, afirma.
(Filip Calixto)
 
 
* O jornalista do Hôtelier News viaja ao sul do País a convite da organização do Encatho.