De Florianópolis, Santa Catarina

encathoAlbalustro foi um dos palestrantes da manhã

Com atividades direcionadas aos temas Pessoas e Tecnologia, uma das atividades do primeiro dia da 31ª Encatho & Exprotel falou sobre as maneiras de melhorar o produto hoteleiro, em ações que vão além do aspecto financeiro. Pela manhã, o painel "Tecnologia e Sustentabilidade na Hotelaria" trouxe a questão da economia criativa como base para o sucesso de uma empresa. A palestrante foi Luis Fernando Albalustro, responsável pelo Programa Senac Criativo.

Fazendo referência ao projeto que coordena, o palestrante provocou reflexões sobre o cenário econômico nacional, relacionando-o ao conceito de economia criativa. Como parâmetro para a exposição, o profissional citou três conceitos como base para o sucesso desse modelo: a inclusão social, a valorização das diversas culturas e a  sustentabilidade – principal pilar.

"Não há economia criativa sem sustentabilidade", destacou Albalustro. "Estamos falando de um processo que influi diretamente em setores da sociedade, demonstrando assim o porque de ser tão importante", disse.

Segundo o orador, uma empresa que integra a economia criativa aos seus valores e no modelo de trabalho faz com que o capital intelectual seja protagonista. Tal fator, que pode ser renovado constantemente, foi chamado pelo especialista de "imatéria-prima".

Economia criativa: tecnologia

A tecnologia, conforme a abordagem da apresentação, se mostra um importante complemento. Softwares que já operam devem ser utilizados a favor dos meios de hospedagem e, portanto, através da economia criativa, fornecer conexão e interação ao hóspede e o hotel.

"A economia criativa pode instigar clientes e melhorar a produtividade. Um hotel, por exemplo, que oferece bicicletas aos clientes faz com que seja trabalhado o modelo sustentável. Bem praticado, esse modelo pode gerar empregos, habitação, mobilidade, visitação, tudo de uma forma sustentável", finalizou.

(*) Crédito da foto: Lucas Kina/Hôtelier News