Encatho - Anderson NielsenNielsen gerencia uma equipe com 700 funcionários

Anderson Nielsen, diretor de Talentos da Resultados Digitais, encerrou a maratona de palestras do Encatho e Exprotel. Líder da empresa criada em 2011 e que tem o marketing digital como especialidade, o executivo falou sobre gestão de pessoas no cenário atual do mercado de trabalho. A intervenção do executivo sintetizou o tema do evento, que este ano trouxe as temáricas Pessoas e Tecnologia como foco.

"Qualquer negócio é feito de pessoas. Portanto, se quisermos que nossas empresas prosperem precisamos olhar para quem trabalha nela. Elas também precisam crescer", afirma. 

Nielsen hoje é responsável por gerenciar mais de 700 funcionários  numa companhia que cresce em nível acelerado. Cerca de 40 pessoas são contratadas todo mês. "Ao ser incluído na equipe, o novo funcionário passa 15 dias em imersão para entender a cultura da corporação, receber orientações e ter definido se papel conosco", revela.

O sistema de recepção aos novos colaboradores da Resultados Digitais está de acordo com o que o dirigente enxerga ser ideal para diversos outros mercados. Segundo ele, todos os segmentos precisam difinir culturas internas de integração para não perder ou confundir um talento que pode ajudar na evolução do grupo.

O ritmo de aceitação dos funcionários descrito pelo profissional está em compasso com uma pesquisa feita pela empresa. O levantamento em questão assegura que 70% da mão de obra aprende e se capacita exercendo funções. Nesse contexto, o palestrante acredita aprendizagem e profissionalização acontecem menos pela teoria e mais pelo cotidiano.

Outra questão relacionada a chegada de novos talentos dentro da empresa de Nielsen é o costume de pedir indicações. Mais de 50% do time atual chegou por meio de indicações de quem já faz parte da equipe. "Isso facilita nosso processo e atrai gente engajada e interessada em estar conosco", aponta.

Encatho indica pontos essenciais para o gestor

Num dos atos finais da palestra o executivo apontou algusn pontos que considera cruciais para a gestão de equipes. São elas: cultura interna bem definida, treinamento constante, formação de líderes, incentivo ao compartilhamento  de conhecimento e ideias, comunicação aberta, objetivos concretos , recompensas por bons resultados e indicadores de desempenho. A dica deirradeira veio em tom de alerta: "Contrate bem. Sempre!".

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News