Os participantes com olhares atentos na palestra, que
enfoca a importância de se ter um hotel sustentável
(foto: divulgação/Marcelo Schmoeller ) 
 
A palestra Modernização de hotéis gastando o mínimo possível foi uma das atrações desta quinta-feira (29) do Encatho. Ministrada pela arquiteta Maria Lúcia Gobbi, a palestra teve em seu enfoque as vantagens de se ter um hotel sustentável, e levou os hoteleiros catarinenses a disputar as vagas para ouvir a arquiteta.
 
“Todos estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente. A hotelaria precisa avançar e praticar conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social com ajuda da tecnologia”, declara.
 
Entre as boas práticas citadas por ela estão a redução no desperdício das construções, uso de aquecimento solar e iluminação natural, reuso de água da chuva e tratamento de lixo. “Isso parece simples, mas existem poucos hotéis realmente sustentavéis no Brasil. A questão dos altos investimentos continua a ser um problema”, afirma.
 
Apesar disso, a arquiteta diz que no final os investimentos compensam. “Investir em práticas sustentáveis pode levar a uma redução de até 40% na operação e manutenção de um meio de hospedagem”, finaliza Maria.
(André Zara)
 
www.encatho.com.br

*A equipe do Hôtelier News viaja a convite da ABIH-SC