De Tiradentes, Minas Gerais

encontro da hotelaria mineira - alisson martins Martins representou o Ouro Minas Palace no evento

Os desafios intrinsecos à operação de um hotel sem o amparo de uma rede foi o tema da primeira palestra na tarde do Encontro da Hotelaria Mineira. Alisson Martins, gerente nacional de Vendas do Ouro Minas Palace Hotel, foi responsável pela palestra "Hotel Independente – padronização organizacional e posicionamento mercadológico". Na sua fala, o executivo apresentou as práticas que utiliza para manter o hotel rentável no cenário de Belo Horizonte, onde as grandes marcas internacionais já estão presentes.

De acordo com o palestrante, há dois pontos muito claros que servem como base para o bom desempenho que a unidade apresenta a cada mês. Esses fatores são: matriz de trabalho e posicionamento de marca. 

"Soa até estranho falar em padronização nos tempos em que vivemos. Entretanto, em determinados aspectos isso é, realmente importante. O que chamamos de matriz de trabalho, por exemplo, nada mais é que um estilo de atendimento que empregamos e procuramos reverberar em todas as áreas do hotel", conceitua o executivo. 

Essa identidade particular é tida pelo dirigente como um rastro de normas e procedimentos reforçado no comportamento dos funcionários em treinamentos. "Isso é seguido pelos 312 colaboradores que temos e precisa ser assim para que o cliente entenda qual sua proposta", reitera.

Esse trato de equipe com hóspedes é parte do posicionamento que o Ouro Minas escolheu para chamar de seu. Desde que foi aberto, a unidade figura entre as propriedades de alto padrão na capital mineira. Isso faz com que o hotel, que notadamente tem tarifas mais altas que os econônmoicos, tenha uma postura de vender preocupado com seu RevPar e não de olho na ocupação total a todo momento. 

"O posicionamento é algo muito necessário, sobretudo para um hotel independente. É a partir dele que é possível planejar e executar os planos e estratégias", argumenta Martins.

Hotelaria independente: Padrão em departamentos

Como não poderia ser diferente, o executivo utilizou o hotel que trabalha para falar sobre a padronização de departamentos. Como exemplo dessa padronização, utilizou a maneira como a equipe resolve problemas e queixa de hóspedes.

Segundo a explicação de Martins, o Ouro Minas criou uma central que recolhe os pedidos de hóspedes e encaminha rapidamente para a equipe responsável. Todos os times são previamente treinados para resolver os problemas que aparecerem no prazo de dez minutos. "Cada um com seu jeito, mas o importante é resolver o problema desse hóspede", diz.

Organizado pela FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), o evento mineiro segue ocorrendo até o final do dia, em Tiradentes (MG).

(*) Crédito da foto: FIlip Calixto/Hotelier News