minas gerais - gustavo guimarãesGuimarães representa as unidades Senac de Minas Gerais

O potencial do estado de Minas Gerais como destino turístico foi o tema da palestra de Gustavo Guimarães, diretor regional do Senac. O palestrante usou seu tempo de palestra para contextualizar a força econômica do turismo no mundo e enquadrar esse cenário na realidade dos destinos mineiros. De acordo com o executivo, pode e deve ser uma potência ainda maior, se bem explorado.

Numa crítica ao comportamento de muitas empresas e profissionais do turismo nacional, o representante do Senac comentou que ainda falta ao Brasil se apropriar da riqueza de sua história e atrações. "Visitamos lugares pelo mundo e ficamos impressionados em como eles falam sobre seus atrativos. Aqui vemos muito pouco disso", aponta.

Voltando ao universo mineiro, Guimarães cita a gastronomia do estado como um patrimônio estadual ainda mal explorado. "Não falo de nenhuma administração ou de político em específico, mas o governo estadual ainda aproveita muito mal nossa gastronomia para divulgar o estado. Essa atividade poderia trazer muitos visitantes para cá", afirma.

Turista em Minas Gerais

O palestrante também mostrou alguns números dom turismo estadual. Os dados, coletados pelo próprio Senac, mostram que: 53% dos turistas que chegam ao estado são mulheres; a média de idade do visitante é de 36 anos; e o gasto médio fica pouco acima dos R$ 500.

Os casais são os principais viajantes para o estado, seguido dos estudantes.

Iniciadas pela manhã, as palestras do Encontro da Hotelaria Mineira seguem ocorrendo até o final do dia, no Santíssimo Resort, em Tiradentes.

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News