De Brumadinho, Minas Gerais*

Encontro da HotelariaGehlen: a hotelaria vai dar uma guinada, com um ciclo mais positivo por vir

Alexandre Gehlen, CEO da ICH Hotels e presidente do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) liderou o segundo painel do 19º Encontro Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineira. O bate-papo teve também a participação de Rodrigo Mangerotti, gerente do Mercure Lourdes, Guilherme Sanson, gerente do Ibis Afonso Pena e presidente da ABIH-MG, além de Rodrigo Cançado, sócio-diretor do Intercity Expo.

Gehlen disse que a hotelaria está num ciclo melhor. "Como dito na palestra sobre os ciclos, a hotelaria viveu, em 2017, o seu pior momento. Vejo que os próximos cinco anos serão de bonança. A partir do ano passado houve uma recuperação da margem das tarifas, que teve crescimento de 22%. A previsão para 2019 é de 29%", revelou.

Encontro da Hotelaria: BH registra o dobro de crescimento no Revpar

Sobre Belo Horizonte, o CEO da Intercity disse que o destino registrou crescimento excelente no primeiro semestre de 2019. "BH cresceu 24% no Revpar. A média do Brasil é de 12%. A capital mineira conta com um índice ainda baixo, de R$ 90. No resto do país, a média é R$ 120. Ainda assim, isso já é um sinal que mostra o potencial da cidade", finalizou.

encontro da hotelariaMangerotti, Sanson e Cançado: unir para divulgar a cidade é primordial

Os três executivos mineiros, Mangerotti, Sanson e Cançado, foram unânimes em dizer que a união deve prevalecer na hotelaria, em conjunto com as entidades do setor. Juntar forçar para divulgar foi o tema central da fala dos profissionais. 

“Conhecendo há apenas três anos a hotelaria, venho tentando levar a minha expertise na construção civil para o setor. O que tenho visto é que a hotelaria precisa se unir em prol do destino, e consequentemente, para o fortalecimento do mercado hoteleiro", disse Cançado.

Rodrigo Mangerotti, gerente do Mercure Lourdes, concordou com Cançado e salientou que as entidades da área têm feito um trabalho importante. No entanto, para ele, ainda é preciso ir além. "Sem união não há evolução", disse. Já Sanson foi enfático. "Temos que pensar no destino primeiro para depois pensar em nossos hotéis", finalizou.

O Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineira é uma idealização de Marcos Valério Rocha, diretor executivo da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) em Minas Gerais. O evento conta com o patrocínio da CNC (Confederação Nacional do Comércio) e promoção da FBHA. Ano passado, o evento foi realizado em Tiradentes.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) A reportagem viaja a convite da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação)