De Foz do Iguaçu, Paraná*

Encontro de LíderesLummertz e Pinho mostraram as iniciativas desenvolvidas em seus estados 

Para encerrar a programação da manhã de hoje (16) no Encontro de Líderes, aberto ontem (15), o painel tratou do tema Conectividade e o Impacto no Desenvolvimento Econômico do Turismo. Vinicius Lummertz e Arialdo Pinho, secretários estaduais de Turismo de São Paulo e Ceará, respectivamente, fizeram suas apresentações. 

Lummertz citou exemplos de programas que estão sendo aplicados em São Paulo como o trabalho no branding do estado e implementação da estratégia digital, créditos para municípios, captação de investimentos, criação de roteiros gastronômicos e de rotas cênicas, concessões de parques naturais, inclusão do turismo no sistema de ensino com certificação, privatizações de aeroportos e estradas.

O ex-ministro do Turismo também ressaltou a diminuição das alíquotas de ICMS para as companhias aéreas, ação que trouxe vários benefícios para o estado. "É preciso entender o macro, criar programas e soluções e coloca-las em prática. Só assim, há sucesso", finalizou.

Encontro de Líderes: Ceará é carente de resorts

Pinho trouxe uma informação importante sobre o Ceará. O estado é carente de resorts. "Temos muitos poucos resorts e há demanda para mais. Além disso, poderíamos com certeza absorver mais 10 mil quartos com novos hotéis", revelou o secretário.

O executivo também apresentou alguns índices de crescimento no estado, como o da chegada de turistas internacionais. "Em 2018, houve aumento de 131% no número de turistas estrangeiros. Se tivéssemos mais voos, com certeza teríamos mais. Mesmo assim, somos o estado com maior crescimento turístico, com 10%. Estamos fazendo nosso trabalho há um bom tempo. Agora, colhemos frutos", finalizou.

O Encontro de Líderes, que continua até amanhã (17) e é uma iniciativa do M&E e da Promo, conta com o apoio e patrocínio de: CNCSescSenacFBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação)Governo do Estado do CearáGJP Hotels & Resortso município de Foz do IguaçuMinistério do TurismoCassinoturLatam e a loja Sax, uma das principais localizadas na paraguaia Ciudad del Este. 

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Foz de Iguaçu a convite da organização do evento.

(**) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News