De Foz do Iguaçu, Paraná*

Encontro de LíderesPiolla, Alem e Bekin participaram do painel que abriu a programação

O segundo dia de conteúdo do Encontro de Líderes, evento aberto na quarta-feira (15), foi iniciado com o painel Integração de Investimentos Argentina – Brasil – Paraguai. Participaram da palestra Gilmar Piolla, secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu; José Eduardo Bekin, presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento; e Ramiro Alem, co-fundador e CEO da Invertur.

Piolla abriu o painel fazendo uma apresentação do destino Foz de Iguaçu (PR) e os investimentos que estão sendo feitos. "Nosso desejo é transformar Foz de Iguaçu no principal hub da América do Sul. Iremos investir R$ 1 bilhão na infraestrutura da cidade", disse o secretário.

Entre os aportes previstos está a ampliação do aeroporto, que já no final de 2019 ganhará os quatro primeiros fingers. Entre o plano diretor há também a expansão da pista principal em 1 mil metros, passando de 2,195 para 3,195 metros. "Com esse aumento da pista, poderemos ter voos diretos para Frankfurt, por exemplo. Quando o aeroporto estiver pronto, poderemos ter entre 20 e 22 milhões de passageiros por ano", disse Piolla.

Outros investimentos incluem a construção de uma segunda ponte entre o Brasil e Paraguai, a duplicação da Rodovia das Cataratas e a construção de um anel viário para livrar o Centro de Foz da passagem de 50 mil caminhões anualmente.

Encontro de Líderes: mais 10 mil leitos 

Piolla também falou sobre a hotelaria. "Temos atualmente em Foz 32 mil leitos, número que passará para 40 mil leitos com as futuras aberturas – Hard Rock é uma delas – e ampliações em outros hotéis em Foz", revelou. Além do Hard Rock, há também o desenvolvimento do AquaPrime Resort, My Mabu, além de outros 1.350 leitos, distribuídos em outros hotéis.

Já Bekin salientou a prioridade das ações de desenvolvimento no Turismo. "Nosso foco principal é o turismo, junto com a sustentabilidade. O governo entendeu que essa indústria é uma das mais importantes", comentou.

O executivo citou a criação da base náutica de Guaratuba e o acordo com o Chile para uma rota entre os portos de Paranaguá e Antofagasta. 

Encontro de Líderes: Argentina e Brasil

Alem destacou a importância da união entre a Argentina e o Brasil. "O Brasil é o número 1 do mundo em atrativos naturais, e a Argentina está na 27ª posição. Em atrativos culturais somos o 14º e o Brasil o oitavo. Estamos na mesma região e, juntos, podemos atrair mais turistas, investidores e fazer os destinos, principalmente na região da Tríplice Fronteira, crescerem muito", ponderou. Ele também citou alguns investimentos em Porto Iguazu, entre elas, a renovação do aeroporto local.

O Encontro de Líderes, que termina hoje (17) é uma iniciativa do M&E e da Promo, conta com o apoio e patrocínio de: CNCSescSenacFBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação)Governo do Estado do CearáGJP Hotels & Resortso município de Foz do IguaçuMinistério do TurismoCassinoturLatam e a loja Sax, uma das principais localizadas na paraguaia Ciudad del Este. 

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Foz de Iguaçu a convite da organização do evento.

(**) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News