Enrico Fermi Torquato fala sobre exploração sexual:
“não queremos este turista aqui”
(foto: Juliana Bellegard)
 
Durante todo o dia de ontem (18), falou-se sobre a importância do trabalho de combate à exploração sexual infanto-juvenil e as ações desenvolvidas pelos diferentes órgãos ligados ao turismo em relação a isso. No setor da hotelaria, as diferentes entidades reafirmaram seu repúdio a este tipo de atividade, com frequência relacionada ao turismo, assinando a Declaração de compromisso corporativo no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
 
Ricardo Domingues, diretor executivo da Resorts Brasil, explicou um pouco sobre este documento. “A Resorts Brasil, o Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e outras entidade assinamos este termo para combater esta prática. Vamos promover, dentro dos empreendimentos signatários, treinamentos com as equipes para inibir cada vez mais a exploração sexual dentro dos hotéis”, conta. A declaração prevê que os hotéis deverão listar, elaborar e aprovar iniciativas para a promoção do compromisso de combate a estas atividades.
 
Enrico Fermi Torquato, presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), assinou o documento em nome da entidade na manhã de hoje (19). “Temos que nos mobilizar não só como hoteleiros mas também como cidadãos. O problema da exploração sexual é estrutural, muitas vezes começa dentro do ambiente familiar. Vamos trabalhar no combate a isso dentro dos hotéis, mas também conscientizar as comunidades”, afirmou. O presidente foi bastante categórico em sua afirmação sobre esta prática dentro do turismo: “nós não queremos este turista aqui no Brasil”.
(Juliana Bellegard)