Manuel Hierro é o gerente geral do WTC Hotel. A experiência em hotelaria vem de quase 40 anos atrás. Culpa do avô, dono de um pequeno hotel na Espanha e que sempre o incentivou. Manolo, como é chamado pelos amigos mais próximos, já passou por muitos hotéis ao longo dessas décadas, começou como estagiário no célebre hotel Ritz de Paris, onde vez ou outra recepcionava a não tão menos famosa Coco Chanel.
Hierro também trabalhou no Caracas Hilton International da Venezuela, no Estoril Sol Cascais, de Portugal, e na Rede Othon, aqui no Brasil.
A experiência rendeu mais de 15 prêmios na carreira, entre eles o de “Executivo da Indústria Hoteleira nos últimos 15 anos”, concedido pelo Troféu Rádio e Turismo.
Nesta entrevista, ele fala sobre a transição da Sol Meliá para WTC Hotel, sobre o mercado hoteleiro e a transformação do WTC no maior hotel de convenções da América Latina.
(Karina Miotto e Peter Kutuchian)

Hôtelier News: Como foi a transição entre a Sol Meliá e WTC Hotel?
Manuel Hierro: Tranqüila, sem problema algum. A transição foi negociada em 2005 e intensificada nos últimos dois meses.

HN: Com a mudança, como ficou a situação dos colaboradores? Foram mantidos?
Manuel Hierro: A grande maioria deles continua conosco.

HN: Como está o empreendimento fisicamente?
Manuel Hierro: O hotel já existe há 11 anos e não está decadente em nada: móveis, decoração, tudo é de qualidade. A marca WTC é forte, de peso e vai se firmar cada vez mais.


Vista do complexo WTC com a obra do Golden Room:
vai ser o maior hotel para convenções da América Latina
(fotos: Peter Kutuchian)

HN: Existe a possibilidade de alguma bandeira vir a operar o WTC Hotel?
Manuel Hierro: Sim, existe. Todos estão de olho neste empreendimento. Pelo porte do hotel, estamos analisando todas as alternativas. Quando você quer passar um produto deste porte para outra bandeira, todos querem entrar na disputa. Estamos em negociações e o Sr. Gilberto Bomeny, presidente do WTC São Paulo, é quem vai decidir quando e qual será esta bandeira.

HN: A marca WTC Hotel foi criada no Brasil?
Manuel Hierro: Sim, é uma marca criada aqui e já registrada internacionalmente. A idéia foi do Sr. Bomeny. O WTC em São Paulo é o único do mundo que possui um hotel no complexo.

HN: Como tem sido a divulgação do nome WTC Hotel?
Manuel Hierro: Hoje, em qualquer companhia, fala-se em marketing, sales. Você tem muitas ferramentas e ainda assim, não utiliza todas. Temos nossos representantes que trabalham a WTC – marca forte e que precisa ser divulgada.

HN: Quais os diferenciais do WTC Hotel em relação a outros 5 estrelas?
Manuel Hierro: Nosso hotel é grande, bem localizado, de excelente qualidade. A área para convenções é enorme – e olha que vai ficar ainda maior. Também estamos ao lado do shopping D&D, temos lojas…isso tudo conta pontos a nosso favor.

HN: O novo centro de convenções vai ajudar o hotel economicamente?
Manuel Hierro: Claro, vamos aumentar nossa ocupação, ela será imediata. E também vamos ajudar a levantar a de hotéis das proximidades.

HN: O hotel vai passar por alguma reforma?
Manuel Hierro: Sim. Iremos reformar todos os 300 apartamentos. O segundo andar já está pronto. O lobby também passará por uma renovação. Além disso, temos 15 mil metros de área para convenções, garagem para 2.500 vagas, lojas, etc. A obra será grande, vai demorar um pouco para ser concluída.

 
Visto do último andar do WTC Hotel, o tamanho e concepção do Golden Room
impressionam. Só o pé-direito (altura) terá 15 metros. A capacidade é de 5 mil pessoas

HN: Quanto será investido nessa reforma?
Manuel Hierro: Não posso dar valores.

HN: Vocês vão participar de feiras do trade?
Manuel Hierro: Sim, queremos estar em todas. Estamos negociando com a Lacime, já confirmamos presença na Abav.

HN: Como você vê a situação das tarifas 5 estrelas em São Paulo?
Manuel Hierro: Infelizmente, neste momento, quem faz a tarifa é o mercado. Passamos por um momento difícil com os 5 estrelas, pois os de 4 ofereciam preços muito melhores. Por isso, nossas tarifas caíram. Ou você acompanha o ritmo, ou perde o hóspede. Ou anda de acordo com o mercado, ou o mercado te engole.

HN: O que falta para melhorar a ocupação e a tarifa dos 5 estrelas da cidade?
Manuel Hierro: Hotéis com diárias boas já têm sua clientela, mas é imprescindível que haja trabalho de divulgação e investimento em qualidade. Nos tempos difíceis, lembro que diminuíram a mão de obra e o marketing. Tudo errado! Um hotel, para ser bem sucedido, precisa de qualidade, além de estar presente no mercado.

HN: Ainda existe espaço para mais 5 estrelas em São Paulo?
Manuel Hierro: Sim. São Paulo cresce de uma forma que a gente nem percebe. Somos a quarta maior cidade do mundo, é uma agitação por si só, ela cresce sozinha e além de tudo, é aqui que sentimos a pulsação da parte econômica do país.
Tendo uma sensatez sobre o que se quer fazer, você obtém resultados. Mercado para mais 5 estrelas, tem. Além das vantagens que a cidade oferece, existe público para 5 estrelas aqui. Existem muitos por aí, certo? Certo. Mas o que seria da hotelaria se não fosse a concorrência? Ela é nobre e para dar certo, você precisa de motivação e objetivos. Não podemos impedir uma indústria de crescer. Devemos sempre oferecer coisas novas.

Maior centro de convenções da América do Sul
O WTC Hotel possui mais de 30 salas e com a inauguração do Golden Room, que está em construção e vai acomodar até 5 mil pessoas para coquetéis, o empreendimento será o maior hotel de convenções da América Latina. O WTC Hotel possui também um auditório com 540 lugares fixos, palco, dois camarins, sistema de projeção e som digital.

Serviço
WTC Hotel
www.wtchotel.com.br