A Fundação Nowill para Cegos participa da Equipotel pela segunda vez. A entidade oferece cardápios em braile, treinamento e assessoria para adaptação de espaços visando facilitar o acesso para deficientes físicos.
 
“Em 2008, quando não participamos de nenhum evento, vendemos cardápios para 200 estabelecimentos. Ano passado, quando participamos de outros eventos além da Equipotel, foram 700”, conta Daniela Santos Coutelle, assessora de Comunicação da fundação. Dependendo do porte dos estabelecimentos, os pedidos podem ser de dois exemplares, mil e até dez mil cardápios para cada empresa.
 
Ela explica ainda que a entidade tem parceria com a AVR, Abresi e Portal de Hospedagem. “Os associados destas entidades têm descontos nos serviços que oferecemos. Os cardápios mais simples saem por R$ 60”.
 
Daniela ressalta que além da questão social, os deficientes são um nicho de mercado. “O deficiente não quer ser dependente. Ele quer chegar em um restaurante ou hotel e ter autonomia para usufruir dos serviços”, ressalta. Ela lembra também que a adequação é exigida por lei.
(Aline Costa)