A Somfy e a Energy Eye do Brasil, empresas do mesmo grupo, lançam na Equipotel duas soluções de economia de energia que podem ou não ser usadas de forma integrada. Juntas, elas podem reduzir os custos ligados ao consumo de energia de aparelhos de ar condicionado em cerca de 50%.

“Essas soluções são a evolução do cartão bloqueador e visam o conforto do hospéde”, explica Cláudio Marraccini, gerente de Especificação da Somfy. Ele conta ainda que o payback dos produtos é de um ano e meio a três anos.

Uma das soluções é um sistema de gerenciamento de ar condicionado que aciona o aparelho através de sensores de presença, proporcionando uma economia média de 35%.

A outra é uma persiana que se fecha automaticamente quando o hóspede sai do quarto, evitando a entrada de raios solares que esquentam o ambiente e exigem mais do ar condicionado, proporcionando economia de cerca de 25% em uma cidade como São Paulo, por exemplo. Segundo o fabricante, este modelo se diferencia dos demais motores para cortinas do mercado porque permite que o hóspede mexa na cortina também manualmente.
(Aline Costa)