Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
(foto: Filip Calixto)

Entidade sindical patronal fundada em setembro de 1955, a FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) já prepara suas ações comemorativas para o 60º aniversário da entidade. Entre muitas atividades já divulgadas anteriormente, a federação terá seu alcance ampliado com a criação de um novo escritório de atuação, dessa vez na capital federal, Brasília.

O novo posto de atuação da entidade deve ser aberto no início de 2015 e será importante, sobretudo, na interlocução com instituições federais. Não raramente representantes do órgão sindical estão em contato direto com instituições públicas e estar na capital brasileira auxilia nesse aspecto. 

Além da presença em Brasília, outras iniciativas já são conhecidas. Entre elas, a primeira já aparece este ano: "Teremos uma nova marca, temática e comemorativa, que estará presente em todo o material de comunicação e em todos os produtos da FBHA", comenta Alexandra Sampaio, presidente da entidade.

Para 2015 as ações continuam. Neste período um prêmio para jornalistas do segmento hoteleiro e gastronômico será lançado; eventos de sindicatos afiliados devem ser ampliados; parcerias com com Sesc e Senac estendidas; e um projeto tocando o tema da eficiência energética encaminhado ao poder público.

"São diversas ações que não demoram a começar. Ainda este mês estamos agendando uma ocasião com os três principais presidenciáveis. Nessa oportunidade entregaremos um projeto sobre o turismo brasileiro que tem sido uma temática ainda imperceptível nos debates", comenta Sampaio.

Seminário sobre entraves trabalhistas
Ainda sem data, outro evento promovido pela FBHA também terá Brasília como cenário. No ensejo os principais dilemas trabalhistas do setor hoteleiro e de alimentação entrarão em debate num seminário que contará com a participação de especialistas, autoridades e trabalhadores desses segmentos.

"Queremos abordar temas como regulamentação e sistematização da gorjeta, profissionalização dos sindicatos, entre outros assuntos", pondera o presidente.

As informações foram concedidas em entrevista feita durante a edição 2014 da Equipotel.

Serviço
www.equipotel.com.br
fbha.com.br