Alex Rudd, vice-presidente da empresa para América do Sul e Humberto Bifani, gerente de Negócios no Brasil e América do Sul
 
A Docomo interTouch lança no mercado brasileiro o Hospitality TV. Alex Rudd, vice-presidente da empresa para América do Sul, estima que até o fim de 2010, cerca de 50 hotéis do país adquiram o produto.

 

Por meio de um aparelho de televisão com entrada HDMI, o sistema permite que haja interação com o PCI, fazendo com que informações pertinentes a estada, descrições sobre o hotel e avisos gerais sejam vistos pelo hóspede na TV.

Logo que o visitante entra no quarto, a TV é ligada automaticamente e apresenta uma tela inicial com os menus, pelos quais ele pode acessar diversos dados fornecidos pelo hotel, além dos canais convencionais – que são escolhidos pelo empreendimento.

 
“Uma vantagem é substituir todos aqueles avisos em papel. Qualquer mudança no diretório pode ser realizada rapidamente, sem necessidade de reimprimir os dados. Além disso, essas informações podem ser transmitidas de forma mais dinâmica e atraente. O hotel pode definir o layout que achar mais conveniente e, inclusive, inserir vídeos. Na tela inicial pode haver uma saudação, por exemplo”, explica Humberto Bifani, gerente de Negócios no Brasil e América do Sul.
 
Facilitar a consulta de gastos também fica mais simples, segundo Bifani. “O Hospitality TV é integrado ao PCI, sistema que contém as informações do check-in e estada dos hóspedes. Por isso, o hotel pode definir o idioma (o sistema comporta até quatro línguas, que podem ser escolhidas dentre nove disponíveis) que deverá ser acionado no apartamento daquele hóspede. Além disso, o visitante ainda pode consultar seus gastos”, diz o gerente.
 
Na prática
O próprio recepcionista é que vai definir as informações chave para o funcionamento do sistema. Ao cadastrar o nome, idioma e origem do hóspede, por exemplo, ele já determina a mensagem de saudação, a língua dos dados que vão aparecer na tela e as informações pertinentes aos habitués de determinada empresa, ou aos viajantes de lazer, por exemplo.


No quarto, o hóspede utiliza a TV por meio
do controle remoto ou de um teclado sem fio

 

A interface pode ser costumizada.
Aqui também podemos observar os menus disponíveis.


O hóspede pode verificar seus gastos

 
O aparelho menor é que faz a leitura dos dados enviados pelo teclado ou controle remoto
 
Ao adquirir o serviço, o empreendimento pode optar por deixar a cargo da Docomo toda a implementação, desde a compra do cabeamento necessário até a instalação. A empresa oferece suporte para esse sistema em nove idiomas diferentes.
(Aline Costa)