Graziela Batista
(fotos: Juliana Albino) 
 
“O luxo precisa ter um vetor de exclusividade e apresentar algo novo. Me conte e eu esquecerei. Me mostre e eu lembrarei. Me envolva e eu entenderei”, exemplifica Graziela Batista, ex-gerente de Desenvolvimento Humano do Copacabana Palace, que esteve na Nova Equipotel para ministrar uma palestra no núcleo Roberto Miranda, com o tema: Os Desafios do Gestor de RH na Hotelaria de Luxo.
 
“Quando ingressei no Copacabana Palace, passei por todas as áreas de serviços do hotel para mapear o atendimento dos colaboradores. Percebi que, muitas vezes, o cliente era colocado de lado e as suas necessidades não eram atendidas de forma adequada”, aponta.
 
A executiva durante a palestra
 
Graziela comparou a hotelaria com o exército, que também possui diversas hierarquias até chegar ao alto escalão, onde todos devem estar em sintonia. “No topo sempre deve estar o cliente, e não por último, como acontece em muitos empreendimentos. Atributos de luxo como a beleza, tradição, qualidade, universalidade e exclusividade não são encontrados no que se tange ao mais caro, e sim naquele produto que ofereça melhor qualidade”, destaca a executiva. 
 
O novo cliente
Segundo a palestrante, hoje os hotéis devem apresentar experiências únicas aos hóspedes. “O simples também é luxo, porque está atrelado a simplicidade e o novo. O falar convence, mas o exemplo carrega e transforma produtos em desejos. Atenda aos desejos dos teus clientes e, mesmo sendo um meio de hospedagem simples, poderá se tornar referência no luxo pela exclusividade”, completa Graziela. 
(Juliana Albino)