Greg Abbott, governador do Texas, nos Estados Unidos, declarou na última sexta-feira, dia 25, que tanto as vítimas do furacão Harvey quanto os voluntários no trabalho de socorro realizado nos locais mais atingidos estão isentos de pagar impostos sobre a ocupação em hotéis por duas semanas. Abbott tomou a decisão no mesmo dia em que pediu uma declaração de desastre ao presidente Donald Trump, que foi concedida.

"Não há dúvida de que o furacão Harvey criou uma situação de emergência temporária no Estado do Texas. Temos o dever de garantir o máximo de alívio e segurança às vítimas, aos primeiros socorristas e ao pessoal unido no esforço de amenizar o impacto causado pela terrível tempestade. Reduzir os custos de acomodação em hotéis é parte desse processo", explicou o governador.

A tempestade, que caiu na última quinta-feira (24), foi classificada como um furacão de categoria 4 (com ventos de 130 a 156 milhas por hora). Agora, o fenômeno denominado como Harvey pode despejar mais 24 polegadas de chuva nos próximos três dias, segundo o serviço meteorológico informou na segunda-feira, dia 28.

Quarta maior cidade dos Estados Unidos, Houston tem sido assolada por inundações extensas. Cerca de 75 mil chamadas para 911 foram registradas desde que a tempestade caiu, segundo dados da Associated Press.

O IHG – Intercontinental Hotels Group e o Hyatt Hotels Corporation informaram que estão reunindo informações sobre potenciais danos materiais em seus hotéis na área de Houston. O Hilton por sua vez, informou que seus hotéis da região não sofreram danos significativos, permanecendo abertos com serviços limitados.

A Marriott e a Fundação J. Willard & Alice S. Marriott fizeram uma doação de US$ 250 mil para a Cruz Vermelha Americana para o socorro e assistência das vítimas da tempestade.

* Crédito da foto: Pixabay/justravelling