nordeste- turistasEstados promoverão ações conjuntas para impulsionar o turismo na região

Assim como visa o estado do Rio de Janeiro, os estados do Nordeste do Brasil se unem para fortalecer o turismo na região, buscando um nicho internacional. Com ricas paisagens e um produto em potencial, as nove regiões do país conciliam uma agenda de reuniões, que teve início na feira internacional Abav Expo, em São Paulo, no mês de setembro do ano passado.

O grupo voltou a se encontrar para debater o tema na terça-feira (14),  recebido por Paulo Câmara, governador de Pernambuco. Em uma reunião na Setur-PE ( Secretaria de Turismo de Pernambuco), os estados planejaram soluções conjuntas visando a atração de turistas estrangeiros. Como primeira medida, foi criada uma agenda comum de ações no mercado internacional. 

Rodrigo Novaes,  secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, comentou sobre a aliança: “A partir da formalização do Consórcio Nordeste, um caminho diferente, de atuação em conjunto dos estados nos foi dado. Temos atrativos em comum, todos temos praias, somos ricos culturalmente, e mais do que isso, temos desafios também comuns, problemas que podem ser tratados de maneira articulada. Acreditamos que o consórcio também pode trazer bons resultados para o turismo”.

Nordeste: ações conjuntas

A proposta de união já vem sendo discutida há tempos e agora passa a ser desenvolvida.  Dentre as principais ações, o destaque é a criação de uma agenda conjunta, aproveitando o período de feiras internacionais, e mercados ainda pouco explorados pelos estados do Nordeste, a exemplo dos Estados Unidos, França e China. 

Também será criada marca única para região e um plano de ação que será apresentado à Embratur, que será entregue até o Carnaval. A ideia é apresentar ainda pleitos em comum aos estados, também em áreas como estruturação e malha aérea.

Fausto Franco, secretário do Turismo do Estado da Bahia, também comenta sobre as propostas para aumento de turistas na região: “pois belezas naturais, cultural e histórica não nos faltam. Além disso, temos um povo hospitaleiro, que sabe muito bem receber o turista. Então, temos que divulgar nossos potenciais conjuntamente para os diversos mercados, pois juntos somos mais fortes”.

Participaram também da reunião os secretários de Turismo Fausto Franco (BA); Ana Maria da Costa (RN); José Sales Neto (SE); Hugo Paiva Veiga (MA); Gustavo Costa Feliciano (PB); Carina Thomaz Câmara (PI); e Sandra Vila Nova (AL).

(*) Crédito da foto: André. A. Xavier/Unsplah