Estanplaza Funchal: Bem-Estar com Alma Brasileira

Teóricos, filósofos e literatos mundo a fora já especularam, de inúmeras formas, o que é a identidade. Nos seres humanos, além das questões psíquicas, ela se estabelece nos traços físicos, trejeitos, vestimentas, modos de andar. Mas não só humanos são providos de tais características. Objetos e lugares também figuram em padrões de identificação pré-estabelecidos, caricatos e estereótipos que, juntos, desenham a 'cara' de um determinado local e/ou ser inanimado.
Com um hotel não é diferente. E, neste sentido, o Estanplaza Funchal-Faria Lima, localizado na capital paulista, pode se vangloriar. Do hall de entrada à cobertura, percebe-se um lugar
único, com jeito próprio, que remete a uma paridade absoluta.
"Existe uma harmonia na verdade. Esse é principal ponto. Esse tipo de coisa é o mais importante", explica Célio Martinez, gerente de Marketing do Estanplaza Funchal. Cristiane Fratta, gerente geral da unidade, completa: "Nós nos preocupamos bastante com esta identidade e com o posicionamento de nossos colaboradores em relação aos hóspedes".
O hotel passou, em meados de junho, por uma incrementação das suítes, que foram transformadas em Suítes House - com base nos comentários deixados pelos próprios hóspedes e na filosofia do Bem- Estar com Alma Brasileira, slogan do hotel. "Este nome, que nós estamos lançando agora, Suíte House, não é nosso. Ele veio de um hóspede. Até isto nós respeitamos, já que ele enfatizou 'é a suíte da minha casa'", relembra Martinez.
A equipe do Hôtelier News foi conferir in loco as mudanças que os comentários dos hóspedes trouxeram ao Estanplaza Funchal-Faria Lima.
Por Dênis Matos
Bem vindo ao Estanplaza Funchal Faria Lima (fotos: Dênis Matos)
Após três anos recolhendo 'guest comments' dos visitantes, analisando dados e estudando sugestões, críticas e elogios, a rede chegou a um patamar no qual, segundo Martinez, as decisões são tomadas de acordo com o público.
"A rede Estanplaza hoje assume outro posicionamento. É o ponto crucial para nós mostrarmos uma oportunidade de que as opiniões de nossos convidados, que são os hóspedes, são tratadas de forma diferente. Essas informações para nós é a gestão de indicadores. Então isso, na verdade, nos faz contabilizar e reunir todas as informações para mostrar que os hóspedes interferem sim em nossas escolhas. A tomada de decisão não é feita por percepções da gerente geral ou do operacional. Não é a opinião pessoal de ninguém da gerência, e sim a necessidade do cliente", enfatiza executivo.
No lobby, o mapa-mundi ilustra o piso que segue a identidade do hotel, com traços em marrom
Acomodações
Cerca de 50% dos 168 apartamentos do hotel foram reformados. "Em janeiro de 2011 nós entregaremos o restante. Estaremos 100% reformados, com esta nova postura, com a arquitetura do bem estar", garante Martinez.
 
 
A luz baixa se personifica nas suítes house, criando um ambiente sereno em meio à agitada região da rua Funchal
Com nuances de Art Decó, o hotel conserva um ar de meia luz, sóbrio, que reverbera por todos os espaços. Já no lobby se vê o marrom que predomina em todo o entorno - desde os móveis às minúscias da própria estrutura. "Não é só um produto que oferecemos, mas também um pouquinho de sentimento nesta história. Quando eu falo de mostrar um pouco mais de sentimento dentro de um apartamento, estou falando aquele banho de luz de manhã, de proporcionar cores um pouco mais aconchegantes, que tragam harmonia à arquitetura", reflete o gerente.
 
Funcionando como divisor de águas, o rack da TV separa o apartamento, gerando dois cômodos - quarto e escritório - num único espaço
 
Há telefones na cabeceira das camas e no escritório do apartamento
 
 
Nos quartos, dois pontos de telefone, conexão de internet, TV a cabo, ar-condicionado central, cofre e a vista caótica - mas não por isso menos bela - da capital paulista. Situado num bairro estritamente comercial, o hotel atende especificamente ao público corporativo comum na região. Inclusive, o Estanplaza Funchal está a 7 km do Aeroporto de Congonhas - justamente para facilitar o acesso deste cliente ao hotel.
Guloseimas e um room service 24 horas estão à disposição do hóspede
Xampus e outros amenities levam o nome da rede
 
A Arara Azul, espécie de mordomo muito bem trajado, dá as instruções aos hóspedes sobre a troca de toalhas
Em todos os amenities o mascote do Estanplaza faz companhia
 
 
SIM: o espelho do banheiro é idêntico ao dos corredores - leia-se, inclusive, no tamanho
 
O frigobar fica sorrateiramente escondido na escrivaninha do apartamento
  
Centro de convenções
A luz branda dos quartos só não é confirmada nas áreas de eventos. Nas seis salas disponíveis, uma branquidão toma os olhos presentes com a ajuda das célebras orquídeas que figuram no espaço. Cadeiras simetricamente instaladas também contribuem no desenho de um local discreto - e aconchegante.
 
As amplas salas de convenções são equipadas com retroprojetores e têm internet sem fio
Restaurante
No bar e no Restaurante Tom Plaza, ambos no térreo do prédio de 20 andares, a claridade é novamente deixada de lado. O amplo restaurante, coberto por vidros por onde circula um rio de
águas que desaguam no jardim ao lado, tem iluminação de velas à noite.
Na parte superior do restaurante, há uma queda d'água que serve de atrativo - além das deliciosas especiarias culinárias 
Quando o assunto é restaurante, vale destacar as opções de café da manhã servidas no espaço Tom do Estanplaza. São três 'seguimentos' de matinais que - caso você aguente - devem ser provados: Sabor Tropical, Cozinha Show e Café da Manhã da Fazenda.
 
Bom dia, o café está na mesa!
Aos adeptos à alimentação light, sucos naturais e iogurtes são servidos no Sabor Tropical 
  Frutas e sucos dos mais diversos tipos estão à disposição do hóspede
Cozinha Show é a outra opção de café da manhã no Estanplaza  
 
Entre as opções, o hóspede pode escolher omeletes, sanduíches e tapioca
 
 
 A culinary spectacle em ação
Para quem não dispensa pães e bolos, o Café da Manhã da Fazenda é a opção 
Chás para amantes de frutas ou ervas
 
 
As muitas opções de pães do Café da Manhã da Fazenda
 
As simétricas mesas do restaurante prontas para o café Destaque para as belas flores que figuram nas mesas
 
  
O 20º andar A cobertura do hotel é, literalmente, o ponto alto. O fim de tarde reflete nos vidos do espaço o brilho do sol, que adentra à sala de ginástica do 20º andar. Uma piscina com hidromassagem e cascata também atende aos entusiastas do relaxamento - leia-se o público corporativo, grande foco do Estanplaza. Há ainda sauna seca e úmida, sala de repouso e, às adeptas, sala de cabeleireiro. 
A sala de ginástica do Estanplaza é toda cercada por vidros...
 
 
...que transparecem a imensidão da metrópole paulistana
  
Na piscina de hidromassagem o cenário urbano continua refletindo nos vidros, ora personificando o caos da terra da garoa...
...e ora provando por que São Paulo é tão perfeita
 
É noite no Estanplaza e o bar começa a ganhar espaço
Nas paredes, quadros com referência a mestres do Jazz
 
Copos, bebidas e colaboradores a postos para atender
As águas que circulam sob o telhado do restaurante servem de cenário decorativo dos jantares
 
 
Talheres, pratos, taças, cadeiras e a meia luz; todos prontos para o jantar
A perfeita simetria se repete como num quadro
 
 
No cardápio, comida árabe
 
 
E claro, as sobremesas também são do Oriente Médio
 
Serviço
Estanplaza Funchal-Faria Lima Rua Funchal, 281 - Vila Olímpia - São Paulo - SP Tel.: 55 11 3897-7500 / Fax.: 55 11 3897-7500

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