HSMAI - debate finalOs palestrantes (da esq.para a dir.): Ralfe, Abdalla, Hirsch e Cardoso

A humanização da tecnologia foi o termo que resumiu o painel que encerrou o Sales & Marketing Conference SP, promovido pela HSMAI (Hotel Sales & Marketing Association International). O bate-papo aprofundou o debate sobre o papel das pessoas na transformação digital dos hotéis brasileiros. Mais ainda, os participantes levaram para casa dicas de como se destacar nesse competitivo ambiente de negócios.

Participaram dos debates no painel, que começou logo após a palestra de Bob Hirsch, Ciro Ralfe, Venicio Cardoso, gerente sênior de Vendas BCD Travel, Rafael Abdalla, o gerente de Marketing & Ecommerce da Costa do Sauípe, e o próprio Hirsch. O Rio de Janeiro sedia, no dia 7 de junho, a versão carioca do encontro promovido pela HSMAI.

HSMAI: paixão pelo trabalho

Na avaliação de Cardoso, atuar na área de Vendas demanda paixão pelo trabalho. “O vendedor tem que gostar do que faz, interagir, conversar com as pessoas. Otimizar o tempo é necessário, mas ser rápido não significa ser imediatista. Aproveite seu tempo, mas não atropele as coisas simplesmente por um comissão", pontuou.

Já Abdalla citou a importância de maior interação entre as áreas do hotel. "Todos os setores precisam se apoiar. O Marketing é um motor de vendas poderoso. Ainda assim, a comunicação entre profissionais de Operação e Vendas pode mudar a dinâmica da empresa”, comentou. “Mais ainda, isso pode aumentar a geração de negócios. Quem trabalha com vendas precisa ser um catalizador, sair de trás da mesa e ir para a rua. Quebrar regras é necessário", acredita

Ralfe ainda ressaltou que a tecnologia, sem uma condução correta, pode atrapalhar. "A inteligência artificial precisa evoluir muito no que tange moderação e entendimento de linguagem, por exemplo. O trabalhador, portanto, não vai ser substituído, mas vai aprender a controlar a tecnologia", ressaltou.

Os palestrantes deram dicas para conseguir destaque no mercado. "Não podemos olhar de maneira fragmentada para o mercado. A observação sistêmica de estratégias e da própria hotelaria em si são necessárias para evoluir", disse Hirsch à plateia. Para fechar, eles atribuíram à relação, às vezes distante, entre pessoas e tecnologia como o ponto principal de discussão do evento.

O próximo evento aberto da HSMAI em São Paulo será no InterContinental São Paulo. O ROC (Revenue Optmization Conference) será realizado no dia 1º de agosto.

(*) Crédito da foto: Lucas Kina/Hotelier News