Paraty é a cidade histórica mais charmosa do litoral do Rio de Janeiro e a hotelaria da cidade está animada com dois eventos que estão consolidados no cenário local. Hoje (26) começa a 15ª  FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece até o dia 30 de julho. Logo depois vem o 35º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, de 17 a 20 de agosto.

O centro da cidade funciona como a sede da FLIP, que neste ano homenageia o escritor Lima Barreto. Como de costume, a festa reúne escritores e amantes da literatura do mundo todo para debates e sessões de leituras. Shows musicais, oficinas literárias e atividades paralelas para crianças (Flipinha) e jovens (Flipzona) também agitam o festival.

Mas se a ideia é fazer um passeio gastronômico, o Festival da Cachaça serve como um ótimo pretexto para dar umas voltinhas pela cidade, e ainda aproveitar as pelas praias de Paraty. O ponto de encontro é a Praça Matriz, onde os apreciadores da bebida encontram várias barraquinhas para degustação de cachaças regionais. A programação ainda conta com música ao vivo e grupos de cirandeiros locais.

* Crédito da foto na capa: Pixabay/Eulalia Silva