O Brasil está experimentando um grande fluxo de viagens em grupo (reservas a partir de pessoas), com um aumento de buscas de quase 20% para a véspera do Ano Novo, comparando com os dados de 2016; e cerca de 25% para o mês de janeiro de 2018, em comparação com as buscas para janeiro de 2017.

Segundo os dados de busca do grupo Expedia, os destinos brasileiros com o maior crescimento de interesse de viagem durante o mês de dezembro, em comparação com o mesmo período do ano passado, são Rio de Janeiro, com um aumento de aproximadamente de 10% de crescimento; São Paulo, com cerca de 20% de aumento; Foz do Iguaçu, com 15% de incremento; e Fortaleza, com cerca de 60% de acréscimo.

Dados indicam que quase 20% dos viajantes da época de festas de fim de ano fazem reservas entre 30 e 60 dias antes da viagem, enquanto mais de 30% das reservas para este período acontecem com menos de seis dias de antecedência, o que permite que hotéis promovam ofertas de viagens de última hora para atrair os viajantes. 

O mercado mais importante para o país é o de viagens domésticas, que representa cerca de 80% das buscas por viagens em dezembro. O interesse por viagens domésticas durante este mês, comparado com o mesmo período do ano passado, aumentou quase 25%, seguido por demanda dos Estados Unidos, Reino Unido e Argentina. Durante esse período, o Brasil também experimenta um aumento nas buscas via mobile (quase 40% de crescimento) e de pacotes (quase 60% de aumento), que combinam aspectos como hospedagem, voos e/ou aluguel de carros.

Um estudo do Ministério do Turismo também mostra o crescente interesse em viagens domésticas no fim do ano, com cerca de 50% dos brasileiros com intenção de viajar para o Nordeste durante essa época. O Ministro do Turismo, Marx Beltrão, ainda afirmou que o interesse na região se deve à variada e atrativa oferta de turismo.

* Crédito da foto: Pixabay/StockSnap