A Expedia.com.br, agência de viagem online, divulgou um estudo global sobre o comportamento e preferências dos viajantes "loucos por praia" em toda a América do Norte, Sul, Europa, Ásia e Austrália/Nova Zelândia. O relatório chamado de Flip Flop 2016, foi encomendado pela Expedia e conduzido pela empresa global de pesquisas Northstar, entrevistou 11.155 viajantes com mais de 18 anos, em 24 países e nos cinco continentes. 

O estudo mostra algumas curiosidades de brasileiros e também sobre algumas outras nacionalidades. Segundo descoberto pela pesquisa, 34% dos viajantes orundos do Brasil usam wi-fi com o intuito de compartilhar o que estão fazendo por aplicativos como Instagram ou Snapchat. Em outro número curioso, os turistas daqui não se mostraram muito confortáveis com a possibilidade de ficaram completamente despidos nas praias. Apenas 5% topariam ao passo que 28% dos austríacos disseram não ver problemas.

"Ano após ano, os viajantes dizem não haver destino melhor nas férias do que a praia", disse John Morrey, vice-presidente e gerente geral de Expedia.com. "Mal a viagem termina eles já começam a sonhar com a próxima praia que irão visitar. Por conta disso, usamos o Relatório Flip Flop como base para descobrir o que as pessoas mais curtem fazer quando estão com os pés na areia e a resposta é: basicamente nada", completa.

Melhores destinos e os fatores de escolha 
Quando o assunto é tirar férias, 72% dos brasileiros preferem a praia e puseram os pés na areia no último ano. Quando questionados sobre os fatores que influenciaram na escolha, 83% afirmam que a limpeza das praias é o mais importante, seguido de segurança e custo beneficio. Sobre repetir o destino, apenas 7% disseram que não voltariam, contra 79% de respostas positivas.
 
A pesquisa mostra ainda que, para os turistas nacionais que viajaram para fora do país, o destino internacional mais popular é a Flórida; já entre os americanos a preferência é pelas praias do México, América Central e do próprio Brasil. Mundialmente, as praias da Espanha foram as mais visitadas, seguidas pelas da Austrália, da Itália e do México.
 
Comportamentos irritantes na praia
O tópico da pesquisa que mais gerou repercussão diz respeito à etiqueta de comportamento no ambiente praiano. Os pesquisadores pediram para que os entrevistados citassem os comportamentos que mais os irritam e a lista é curiosa. Para os brasileiros as dez piores condutas são: 
1 – Os que não levam o próprio lixo
2 – Pais desatentos
3 – Os que falam alto
4 – Os invasores de guarda-sol
5 – Bêbados
6 – DJs (pessoas com som alto demais)
7 – Os que chutam areia
8 – Os paparazzi
9 – Os que encaram de maneira exacerbada
10 – Os casais indiscretos

Serviço
expedia.com

* Foto de capa: arquivo HN/Peter Kutuchian