Barman do Fairmont Nova York
utilizando mel em seus drinks
(foto: fairmont.com)

Nos Estados Unidos, Canadá e África está chegando a primavera e com isso os seis empreendimentos da rede Fairmont terão as abelhas como suas protagonistas. Os empreendimentos costumam ter colmeias em seus telhados ou jardins, onde as abelhas além de ajudarem a polinizar essas áreas, também fornecem mel para as preparações dos chefs.

No Fairmont Le Chateau Frontenac em Quebec, Canadá, as quatro colmeias produzem três vezes ao ano. Cada uma contém cerca de 70 mil abelhas que no total produzem muito mais mel do que o necessário para o hotel, ficando o excedente à disposição dos hóspedes para compra.

Já no Fairmont Mount Kenya Safari Club, no Quênia, oito colmeias estarão prontas até junho e cada uma deverá abrigar cerca de quatro mil abelhas. A primeira produção de mel é esperada para setembro. O resort planeja oferecer leituras para os hóspedes conhecerem mais sobre as abelhas, além do alimento produzido que consumirão no empreendimento.
Para esta iniciativa, a rede buscou parceiros especializados para a estruturação de projetos sustentáveis e seguros, disponibilizando  aos hóspedes jardins diferenciados, onde se pode apreciar pássaros e abelhas, além dos festivais gastronômicos inspirados no mel. 
(Priscilla Giglio)