fecomerciospEntidade busca menos burocracias em transações comerciais online

A Fecomércio SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), realizará um encontro entre o poder público e executivos do setor turístico. Evento, que acontece na próxima segunda-feira (29), irá discutir pontos sobre comércio eletrônico e turismo. 

A expectativa é promover atividades em busca de um país menos burocrático e um cenário economicamente mais sustentável. Especialmente para o segmento de e-commerce, que, segundo a entidade, cresce, mas ainda esbarra em barreiras tributárias e legislativas que não acompanham seu dinamismo e inovações tecnológicas.

O encontro será aberto por Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio SP, e Juliana Motta, assessora do Conselho de Comércio Eletrônico. As conselheiras irão apresentar propostas sugeridas pela Federação, com o objetivo de possibilitar melhorias nas áreas em questão. Em seguida, representando o poder público, serão ouvidos o deputado federal Vinícius Poit (Novo/SP) e, o economista Fábio Pina, subsecretário de Comércio e Serviços do Ministério da Economia.

FecomercioSP: propostas

Entre as propostas, o Conselho de Comércio Eletrônico considera importante modernizar a legislação tributária. Com o objetivo de solucionar pontos estratégicos para o setor, como a implementação de lockers em estabelecimentos de terceiros não contribuintes do ICMS. Além de melhorar questões relativas às notas fiscais de devolução de mercadorias e medidas para promover a redução do número de impressões no processo de logística.

O Conselho do Turismo defende, por exemplo, medidas como a flexibilização dos vistos, que ainda é alvo de contraposições após aprovação do governo. Questões sobre a responsabilidade solidária das agências e compras pela internet também serão discutidas.

(*) Crédito da foto: William Iven/Pixabay