FecomércioSP: setor de turismo cresce 12,6% entre janeiro e novembro de 2018

turismoO litoral paulista contribuiu para os resultados do período

A FecomercioSP divulgou ontem (31) um estudo sobre o setor de serviços em São Paulo. O levantamento leva em consideração o desempenho do mercado entre janeiro e novembro do ano passado e tem indicadores relacionados ao turismo que chamam a atenção. O principal deles foi a alta de 12,6% na movimentação financeira do setor turístico sobre igual período no ano anterior.

Outra análise com número interessante é o faturamento do último mês analisado. Em novembro, as empresas que lidam com o turismo no estado faturaram R$ 30,3 bilhões. O montante é R$ 3,9 bilhões maior que as receitas do setor em 2017 no mesmo mês. No acumulado de 12 meses, a alta foi de 14,4%.

Todos os dados são da PCSS (Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços), elaborada pela FecomercioSP com base nos dados de arrecadação do ISS (Imposto sobre Serviços) do município de São Paulo, fornecidos pela Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo. 

Entretanto, a melhoria do setor de serviços em solo paulista corre em direção oposta ao panorama geral do Brasil. Há duas semanas, o IBGE divulgou os dados sobre o setor de serviços no país, apresentando um diagnóstico de estagnação.

Turismo: resultados

Ao todo, 13 atividades foram monitoradas para execução do estudo. Destas, oito expandiram no faturamento real em relação a novembro de 2017. Estas são: mercadologia e comunicação (144,5%); jurídicos, econômicos e técnico-administrativos (31,4%); educação (25,6%); Simples Nacional (11,4%); serviços bancários, financeiros e securitários (8,7%); agenciamento, corretagem e intermediação (7%); técnico-científico (5,4%); e turismo, hospedagem, eventos e assemelhados (2%). 

Ao contrário disso, representação (-18,3%); outros serviços (-15,4%); conservação, limpeza e reparação de bens móveis (-5,8%); saúde (-4,1%); e construção civil (-3,5%) apresentaram resultados negativos.

(*) Crédito da foto: Nemanja O./Unsplash

Comentários