Felipe Gonzalez, ex-secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, foi reeleito para a presidência do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Ele foi escolhido por aclamação entre os representantes das entidades públicas e privadas do turismo local. Gonzalez terá como vice o hoteleiro Jaime Mendes na gestão 2017 – 2018.

Gonzalez, que já comandou o Comtur em quatro mandatos, está na presidência desde 2016. No novo mandato, afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho da instituição no apoio aos principais projetos de desenvolvimento do turismo.

“Com o bom momento do setor, e o início do trabalho do novo secretário Gilmar Piolla, estamos confiantes que a cidade terá ações mais consistentes para avançarmos em temas importantes, que não tiveram respaldo nos últimos anos, e são fundamentais para impulsionar o turismo, e por consequência a economia de Foz”, declarou Gonzalez.

Na ocasião, Gilmar Piolla, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, fez o balanço de algumas das metas de desenvolvimento para o turismo na gestão da secretaria. De acordo com Piolla, boa parte das ações em andamento tratam da desburocratização de leis e a gestão articulada de projetos envolvendo secretarias.

“Estamos revisando as leis para simplificar os processos, e assim vamos criar um ambiente favorável aos investimentos na cidade, ou seja, ações que não dependem exclusivamente de recursos, mas de esforço articulado do governo e entidades”, disse.

Entre as metas em andamento estão: as revisões dos CNAE’s (Código Nacional de Atividade Econômica no zoneamento urbano e da Lei de Eventos, a elaboração dos editais de concessão do Centro de Convenções, Prainha de Três Lagoas e Bosque Guarani, a modernização da Lei do Distrito Industrial, o que vai abrir a oportunidade para novos segmentos se instalarem na cidade, além de melhorar a estrutura do local, a alteração na concessão de alvarás, tornando o processo mais rápido através da Rede Sim, revitalização das feiras livres, inauguração do Banco do Empreendedor, entre outras.

Segundo Piolla, ainda há no plano de trabalho da secretaria a articulação de projetos em conjunto com os Governos Federal e Estadual, tais como: repaginação do aeroporto, ajustes finais no projeto do viaduto da Avenida Costa e Silva, instalação de sistema de migração na Ponte Tancredo Neves e a organização do Natal das Cataratas em 2017.

* Crédito da foto: Pixabay/cafrancomarques