fera palace hotel- dois anosAntonio Mazzafera, CEO do hotel e chef Manuelle Ferraz

Aberto em 2017, o Fera Palace Hotel comemora dois anos de operações com novidades. O restaurante Lina traz conceitos que dialogam com a atmosfera baiana reforçando o compromisso cultural do empreendimento. Outra mudança é no nome do bar lounge, que passa a se chamar Bar de Todos os Santos, localizado na cobertura do hotel com assinatura da chef Manuelle Ferraz.

“É um merecido reconhecimento, ao nosso modo, à riqueza cultural baiana. É também a concretização da nossa missão de proporcionar experiências singulares para ficar na memória daqueles que nos visitam”, afirma Antonio Mazzafera, proprietário do Fera Palace.

O Lina conta com a consultoria de Charles Piriou, especializado em hotéis e restaurantes, marcando o novo momento da hospedagem baiana. Desde o menu até a decoração foram mudados para a abertura do espaço.“Para mim, só se consegue qualidade quando há proximidade. Por isso é muito inteligente da parte do hotel fazer isso, trazer o popular, o resgate de tradições para um ambiente sofisticado. Visualmente também tudo muda com a chegada do Lina. Espaços como o Mercado Modelo e a Feira de São Joaquim foram fontes não só de inspiração, mas também de elementos e ingredientes que estão presentes no novo espaço. Quem chega ao Lina tem a clara sensação de estar mesmo na Bahia”, explica a chef Manuelle ao comentar o processo criativo e de conceituação do restaurante.

Fera Palace Hotel: o restaurante

A escolha do nome foi inspirada em mulheres  fortes que atuam em diversas áreas como gastronomia e artes,  como a arquiteta italiana Lina Bo Bardi, que tem algumas obras espalhadas em Salvador, a exemplo da escadaria do MAM (Museu de Arte Moderna). O nome também é uma referência à avó de Mazzafera, Maria Lina, que sempre se dedicou à gastronomia e tinha um apreço especial pela cozinha clássica brasileira.

O conceito da casa aposta em ingredientes locais e preparos caseiros. No café da manhã, geléias, iogurtes, bolos, cuscuz e tapiocas artesanais são os destaques. Durante o almoço, a proposta do bufê é levar os sabores da Bahia ao turista com pratos típicos como Vatapá, Caruru, Moqueca de peixe e farofa e banana da terra. Peixe assado, Moqueca de palmito e Estrogonofe flambado com cachaça e cogumelos frescos são outros exemplos de receitas.

O jantar tem serviço à la carte com pratos autorais.A refeição pode ser iniciada com entradas como Pastel de abóbora com quiabo, Quadradinhos de mandioca temperados com ervas ou Peixe marinado com maracujá do mato e banana da terra. Os pratos principais trazem opções como Nhoque de farinha de mandioca ao molho de camarão e Polvo com pirão de parida e beiju. O mesmo cardápio do jantar estará à disposição no almoço de finais de semana. O menu inclui ainda opções de pratos veganos, sem glúten e sem lactose.

No Bar Todos os Santos, os hóspedes podem degustar caipirinhas com frutas da estação e o tradicional peixe frito com vista para a baía de mesmo nome. No lobby bar e mini bar dos apartamentos, chocolates orgânicos da Amma produzidos no sul do estado estão expostos.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Fera Palace Hotel