Paraty e a hotelaria fluminenseA cidade de Paraty prevê 95% de quartos hoteleiros ocupados

O feriado prolongado da Páscoa gera expectativas distintas para a hotelaria fluminense. Dados da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) mostram que a procura por meios de hospedagem do interior aparece acima do verificado na capital. Segundo números da entidade, os municípios interioranos devem ter ocupação média de 77%. Já na Cidade Maravilhosa, a projeção é de 49%.

No recorte do interior, a associação hoteleira registra aumento de oito pontos porcentuais em relação ao mesmo período de 2017. Na capital, o crescimento é mais modesto: três pontos porcentuais. Quando comparado com último feriado prolongado, o Carnaval, a performance deixa bastante a desejar. Na festa de fevereiro, o índice era de 82%. Ainda na capital, a ABIH informa que os bairros mais demandados são Ipanema/Leblon, com ocupação de 78%, e Leme/Copacabana, com 72%.

Movimentação da hotelaria fluminense no interior

Para Nilo Sergio Felix, secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, os números do interior são bastante significativos. Segundo ele, os índices animam os dirigentes do segmento turístico, já que ao longo do ano serão mais de 10 feriados longos.

"O interior está preparado para receber viajantes de todas as partes do mundo. Possuímos um bom número de quartos, sendo mais de 30 mil em todo o estado, e profissionais qualificados para atender bem ao turista", afirma. 

Quem for ao interior do Rio vai poder participar programação especial para o período. Em Paraty, município que está com 95% de ocupação hoteleira, acontece o 12° Encontro de Ceramistas. Já Angra dos Reis, onde o percentual de quartos preenchidos chega a 70%, reúne passeios religiosos, festival de food trucks e evento de cervejas artesanais.

Teresópolis, outras cidade bem procurada, com 85% de ocupação, realiza já amanhã (29) a tradicional encenação da Paixão de Cristo com parceria da Prefeitura.

(*) Crédito da capa: 139904/Pixabay