Fernando Gagliardi rememora trajetória e experiências na hotelaria

fernando gagliardiFernando Gagliardi desistiu da formação em Direito e trilhou seu caminho pela hotelaria
 

Hoje liderando as áreas de Marketing e Vendas da Meliá Hotels International no Brasil, Fernando Gagliardi teve na hotelaria sua terceira opção de carreira. Formado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), decidiu não seguir pelo caminho da advocacia ainda na universidade. Curioso, seguiu os passos do pai em operadoras de turismo e acabou descobrindo o mercado da hospitalidade.

O momento de guinada foi em 1999, durante as aulas do CEAG Turismo e Hotelaria, uma especialização oferecida pela FGV (Fundação Getulio Vargas). "Passei a ter contato com muita gente do setor e a observar uma boa perspectiva nesse mercado", rememora. 

A passagem de Gagliardi pela especialização coincidiu com um momento de franca expansão da hotelaria brasileira. A projeção de entrar num nicho em crescimento turbinou as intenções e uma oportunidade na espanhola Meliá selou a escolha. "Cheguei como gerente de Contas, gerindo uma equipe sediada em São Paulo", diz.  

O primeiro time coordenado pelo paulistano estava no Gran Meliá WTC – hoje funcionando com a bandeira Sheraton. Nos anos seguintes, passagens por Marriott e por outra unidade da Meliá (Meliá Mofarrej) fortaleceram sua expertise em Vendas, até que um desafio diferente apareceu.

"Resolvi ter meu próprio negócio e fundei uma representação hoteleira", lembra. A empresa se dedicava a tornar mais visíveis empreendimentos estrangeiros no mercado brasileiro. Alguns hotéis boutique em destinos menos concorridos também foram clientes da representação, que permaneceu funcionando por dois anos.

Fernando Gagliardi de volta à Meliá

Em 2009, o executivo recebeu uma proposta para retornar a Meliá, dessa vez como gerente Nacional de Vendas. No regresso, Gagliardi foi um dos impactados por um processo global de regionalização da rede espanhola. “Isso deu mais autonomia aos departamentos brasileiros da companhia”, revela. A mudança conferia ao Brasil uma estrutura espelhada em outras iniciativas pelo mundo para desenvolver ações específicas para o mercado interno. “Metas mais desafiadoras vieram no bojo dessa nova diretriz”, acrescenta.

Com a estrutura mais fortalecida, o escritório de Vendas da rede espanhola foi submetido a uma série de implementações. Entre as medidas, aumento das redes de distribuição própria, ampliação de ações de revenue management, vinculação de programas de fidelidade datam desse período.

A parceria entre Gagliardi e a Meliá International já dura mais de 10 anos

Funções de relacionadas à área de Distribuição e, por fim, à integração do Departamento de Marketing foram as mudanças mais sensíveis no trabalho, conta o executivo. "Nessas últimas mudanças vieram incumbências de Marketing e Comunicação”, conta Gagliardi. "Desde que essa área foi incorporado, buscamos dar uma cara mais de marketing de performance, mais ligado a vendas", completa.

O executivo sinaliza que a empresa agora deixa em segundo plano ações de cunho mais institucional, passando a apostar numa linguagem mais direta. "Nossa estratégia para redes sociais agora conta com um tom comercial mais acentuado", complementa.

Campanhas em televisão, rádio, cinema, sem falar em mecanismos digitais, fazem parte da estratégia. "Essa postura acabou surtindo efeito. Tivemos um último trimestre de 2017 muito bom para os hotéis do Brasil. Além disso, começamos bem 2018", revela.

Profissionais de gestão

Questionado sobre suas pretensões quando iniciou a carreira, Gagliardi conta que sempre procurou desempenhar suas funções com excelência. Chegar a cargos de liderança foi consequência. "Sempre almejei crescer nas estruturas em que estivesse. Isso acabou acontecendo de forma natural, fruto do comprometimento que sempre tive nas funções que atuei", pondera.

Sobre as características que considera fundamental para um profissional em cargo de liderança, o diretor aponta para a capacidade de mobilização. "Acho que para liderança tem que unir o repertório de conhecimentos práticos e teóricos à capacidade de mobilização em prol de um objetivo", finaliza.

(*) Crédito da foto: arquivo HN

(*) Crédito da foto 2: Divulgação/Meliá Hotels International​

Comentários