De Foz do Iguaçu, Paraná*

Festival das Cataratas- aberturaAutoridades foram homenageadas com o troféu Amigos do Festival

Na noite de hoje (12), foi aberto oficialmente a 14ª  edição do Festival das Cataratas – em Foz do Iguaçu (PR). A cerimônia realizada no auditório do Recanto das Cataratas Thermas Resort & Convention contou com a presença de autoridades locais e internacionais, além de profissionais do trade e imprensa. 

No palco do evento estavam Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo; Chico Brasileiro, prefeito da cidade; Darci Piana, vice-governador do Paraná; Sofia Montiel, ministra do Turismo do Paraguai; Márcio Nunes, secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná; Alexandre Sampaio, presidente do conselho de Turismo da CNC; Julio Agostini, diretor técnico do Sebrae-PR; Joaquim Silva e Luna, diretor geral da Itaipu Binacional; Soldado Fruet; presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná; João Jacó Melo, presidente da Paraná Turismo; Alejandro Rubin Carballo, vice-presidente da Ordem do Caminho de Santiago e Paulo Angeli, coordenador geral do Festival.

Antes dos discursos começarem, foram ressaltados alguns acontecimentos recentes importantes no mercado turístico brasileiro como a isenção de visto para alguns países, a entrada da Air Europa na malha aérea e as pautas sugeridas ao presidente Jair Bolsonaro. No Paraná, a apresentação destacou a expansão da rede hoteleira com a chegada do Hard Rock, a ampliação do Mabu entre outros empreendimentos que elevarão a oferta de leitos em Foz do Iguaçu a 40 mil.

Angeli abriu as falas agradecendo as autoridades presentes e reforçando a importância de eventos como o Festival das Cataratas para a criação de novos negócios. “Tenho certeza que este ano será ainda melhor. A feira está linda e teremos dias muito produtivos e bons negócios”, garante. 

Em seguida, Alexandre Sampaio enalteceu a gestão de Antônio como ministro afirmando que o mercado turístico passa por um de seus melhores momentos. “Reforço o apoio da CNC em eventos dessa grandeza e a política de desenvolvimento do ministro. Estamos enfrentando um momento lindo, em um curto espaço de tempo tivemos vitórias nunca antes imaginadas”, comemora. 

Já Nunes garantiu que o governo paranaense vai trabalhar na preservação do meio ambiente e geração de novos negócios. “Queremos ter o estado mais moderno e sustentável do país. O turismo vai alavancar negócios ligados à natureza, negócios grandes e responsáveis”, diz. “Esse conceito simples gera renda. Vamos cuidar do meio ambiente”, complementa.

Para finalizar, o ministro salientou as qualidades turísticas brasileiras e os benefícios de se investir no mercado. “Vivemos um momento novo. Quando olhamos para trás percebemos que o turismo não tem acontecido de acordo com o seu potencial”, afirma. “O setor é uma das principais molas propulsoras de geração de emprego e renda do país”, reforça.

Festival das Cataratas- aberturaAntônio: turismo é uma das principais molas propulsoras para geração de empregos

Festival das Cataratas: premiação

Ao final da cerimônia, as autoridades foram homenageadas com o troféu ‘Amigos do Festival’. Márcio Nunes, Marcelo Álvaro Antônio, Sofia Montiel e Sergio Beltrani – que recebeu o prêmio no lugar do deputado federal Vermelho – receberam a honraria das mãos de empresários e parceiros do evento. 

O Festival das Cataratas continua amanhã (13) e sexta-feira (14), a partir das 14h no Rafain Palace Hotel & Convention

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Foz do Iguaçu a convite do Festival das Cataratas

(**) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News