Considerada como uma das mais autênticas do País, a culinária do Estado do Pará inclui pratos tipicamente regionais como o tucupi, a tapioca, a maniçoba, o tacacá, o filhote e o açaí. Como forma de valorizar e enaltecer a gastronomia paraense, estabelecimentos paulistanos servirão ao público um menu degustação para mostrar receitas típicas do destino. 

O evento levará um chef diferente para cada um dos três endereços de São Paulo que sediarão a atração. Também está prevista uma mostra com insumos da culinária paraense entre hoje (1) e amanhã, no Mercado de Pinheiros. "Irei apresentar pratos emblemáticos que traduzem o histórico da cultura amazônica, como o peixe à capitu e o pato no tucupi. Nós temos nossa história e é isso que queremos mostrar, pois ela não vem de hoje e poucos a conhecem", explica o chef Ofir Oliveira, dono do Instituto Sabor Selvagem, em Belém do Pará. Hoje (1) e amanhã, Oliveira está no restaurante Capim Santo, junto com Lúcia Torres, cozinheira do mercado Ver-o-Peso.

O Tordesilhas recebeu o chef Saulo Jennings Simões, que comanda o seu próprio estabelecimento Casa do Saulo Restaurante, na praia de Carapanari. Simões mostrou o feijão de Santarém, o camarão aviú, o peixe pirarucu e a farinha piracuí.

Já o Dalva e Dito, localizado no bairro dos Jardins, recebeu a chef Daniela Martins, do restaurante Lá em Casa, localizado na cidade de Santarém, que cozinhou o pirarucu acompanhado com salada de feijão manteiguinha e o porco com taperebá.

Conceição Silva da Silva, diretora da Secretaria de Estado do Turismo do Pará (Setur), explica que São Paulo concentra o maior potencial de consumidores de cultura do Brasil – motivo que determinou a escolha pela capital paulista para receber o evento gastronômico. “O que acontece em São Paulo, acontece no Brasil, portanto a cidade é a que melhor distribui as tendências de consumo pelo país”.

Segundo a diretora da Setur, o estado do Pará é um mundo que precisa ainda ser descoberto. “Com suas particularidades de preparo e de cultivo dos diversos produtos amazônicos, o brasileiro precisa conhecer melhor a gastronomia paraense”, observa.

Estado mais populoso do Norte, o Pará abriga lugares importares para os turistas conhecerem as riquezas da culinária regional, como o mercado Ver-o-Peso, na cidade de Belém, onde são vendidas cerca de 30 toneladas de açaí por ano, 30 toneladas de hortaliças por mês e 15 toneladas de pescado por dia.

* Legenda da foto: Mercado do Peixe, em Belém do Pará
* Crédito da foto: Pixabay/Gemack